logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

24 de Agosto de 2018 às 15:04

SENAI capacita docentes moçambicanos em mais uma etapa do Projeto em Moçambique

Dezoito docentes moçambicanos participaram de mais uma etapa do Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique, executado pelo SENAI em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação (JICA). Na última segunda-feira (20/8), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi realizada a solenidade marco dessa etapa,  que consiste na capacitação técnica e profissionalmente por gerentes, coordenadores e instrutores do SENAI em quatro áreas: construção civil, mecânica automotiva, soldagem e processamento de alimentos.

Essa etapa terá duração de quatro meses, durante esse período os moçambicanos receberão treinamentos nas unidades do SENAI, localizadas em Fortaleza. A capacitação tem como objetivo formar multiplicadores do conhecimento nas escolas profissionalizantes, em Moçambique.

O projeto vem sendo realizado há cerca de um ano. Nesse período foram realizadas visitas a Moçambique a fim de identificar as competências e habilidades que o Governo Moçambicano deseja aperfeiçoar para que o cenário da educação profissional de Moçambique alcance grau de excelência a nível nacional. Contribuindo para o crescimento da indústria local e para tornar o país mais competitivo no cenário internacional.

O Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique atende três cidades moçambicanas: a capital Maputo, Nampula e Nacala. O projeto é financiado pela JICA e desenvolvido em parceria com o governo de Moçambique, em um valor total de US$ 3,8 milhões.