Prestação de serviços no exterior
SESI, SENAI e IEL prestam serviços internacionais à indústria brasileira com operação no exterior, governos estrangeiros e instituições congêneres. Atuamos em 28 setores industriais para modernização de processos, práticas e metodologias de nossos parceiros nas áreas de:

Educação profissional

Promoção da Saúde

Tecnologias industriais

Gestão

Inovação tecnológica

Educação executiva

Saúde e Segurança na Indústria

Estudos sobre mercado de trabalho
Desenhamos soluções customizadas em treinamentos, capacitações ou transferência de conhecimentos e tecnologias, levando em conta a viabilidade socioeconômica, o desenvolvimento sustentável e a realidade local atendida. Possuímos parcerias e desenvolvemos serviços em 45 países, nos 5 continentes.
Centros de Formação Profissional no exterior
SESI, SENAI e IEL compartilham conhecimento, metodologias e tecnologias com instituições congêneres e governos estrangeiros. A transferência das melhores práticas da indústria brasileira possibilita o desenvolvimento técnico dos recursos humanos nos países parceiros, aumentando sua capacidade produtiva e competitividade.
Em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o SENAI implementou nove Centros de Formação Profissional em: Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guatemala, Jamaica, Peru, Timor-Leste e Paraguai. Em alguns casos, a gestão dos centros já foi transferida aos parceiros locais. Está em fase de implementação um novo centro no Haiti.
Nossos projetos, exemplos de Cooperação Sul-Sul, promovem o desenvolvimento industrial e socioeconômico local, formando mão de obra e incentivando novos negócios. Os centros do SENAI no exterior também são oportunidades de atendimento direto a empresas brasileiras com atuação internacional.
A implementação de centros de formação profissional do SENAI no exterior segue as fases:
Estruturação: criação da estrutura física, compra de equipamentos e capacitação de professores em áreas básicas e de maior demanda
Melhoria técnica: inserção de novas áreas tecnológicas, aprofundamento de conhecimentos dos docentes, capacitação de gestores
Fortalecimento institucional: melhoria do processo e implementação de novas tecnologias de ensino e de gestão
Transferência da gestão: finalização da co-gestão e posse pelo país ou instituição parceira na cooperação
Exemplos de atendimento no exterior
Casos de sucesso