DESAFIOS À COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES
Clareza e transparência sobre os desafios à competitividade brasileira
A pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras mede o quão crítico são os obstáculos à competitividade da saída de bens, produtos e serviços do país.
Ela apresenta informações que podem mobilizar a criação de estratégias eficazes de melhorias e influenciar políticas públicas para superar esses desafios.
Resultados 2018
Os dados desta edição foram coletados entre outubro de 2017 e março de 2018, e tratados durante o primeiro semestre de 2018. Os indicadores estão divididos nos grupos "Perfil das Empresas Exportadoras Brasileiras" e "Obstáculos às Exportações”.
Além dos resultados gerais, estão disponíveis resultados por porte de empresa, por região geográfica e por qualquer combinação entre essas duas características.
As empresas consultadas destacaram como problemas mais críticos para as suas exportações as elevadas tarifas cobradas por portos e aeroportos, a dificuldade de oferecer preços competitivos e os elevados custos do transporte doméstico (da empresa até o ponto de despacho das mercadorias).
Metodologia
A pesquisa teve amostra de 589 empresas exportadoras brasileiras, levantadas a partir do Catálogo de Exportadores Brasileiros da CNI.
O catálogo é formado por empresas cujo valor médio exportado no biênio 2015/2016 tenha sido igual ou superior a US$ 80 mil.
Veja os dados de forma
dinâmica e interativa
-
Resultados
-
Perfil das empresas exportadoras brasileirasEntraves às exportações
-
Detalhamento
Margem de erro e
nível de confiança
As margens de erro da pesquisa podem ser vistas na tabela ao lado, com níveis de confiança de 95% para os resultados gerais e 90% para os resultados estratificados.
