Assuntos Legislativos

Agenda Legislativa da Indústria

NOTÍCIAS

4 de Fevereiro de 2014 às 18:02

Indústria reúne 300 empresários para discutir prioridades no Congresso em 2014

As 27 federações estaduais e mais de 70 associações participaram do Seminário RedIndústria, promovido pela CNI, para debater a pauta prioritária do setor no Congresso Nacional em 2014

“A Agenda confere voz à indústria e reafirma a liderança do setor no debate político no Congresso” - Paulo Afonso
O calendário eleitoral e a Copa do Mundo não devem prejudicar o avanço de projetos que aprimorem o ambiente de negócios do Brasil. Para o presidente do Conselho de Assuntos Legislativos e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira, o Congresso Nacional precisa continuar a debater temas estratégicos para o país, como propostas que simplificam a estrutura tributária e reduzam a burocracia para o setor produtivo. “Muitos dos entraves à competitividade estão em lei e o Congresso tem papel importante para melhorar o ambiente de negócios”, argumentou.

A relação do Congresso Nacional e a competitividade da economia brasileira esteve no centro do debate promovido nesta terça-feira (4) no Seminário RedIndústria. Promovido pela CNI, o evento contou com a participação de cerca de 300 empresários das 27 federações estaduais da indústria e de 70 associações setoriais. Eles discutiram as prioridades da indústria no Poder Legislativo em 2014.

Ao abrir o seminário, Paulo Afonso Ferreira destacou a importância da construção de uma pauta unificada expressa na Agenda Legislativa da Indústria, que será lançada em 25 de março. Para o dirigente, o documento contribui efetivamente para o aperfeiçoamento de políticas públicas e ajuda no assentamento de bases para o crescimento sustentado. “A Agenda confere voz à indústria e reafirma a liderança do setor no debate político”, disse.

Senador Humberto Costa, deputado Ronaldo Caiado e o vice-presidente da CNI Alexandre Furlan
DEBATE – A cada ano, o Seminário RedIndústria oferece às entidades do setor a chance de debater os desafios e oportunidades para a agenda de competitividade do país no Congresso Nacional. Ao todo, foram mais de 630 propostas, entre projetos de lei e emendas à Constituição, analisadas por seu impacto positivo – ou negativo – no ambiente de negócios brasileiro, das quais cerca de 100 estão na Agenda Legislativa da Indústria.

Nesta edição, os presentes avaliaram a agenda à luz do ano legislativo estrangulado pelo ano eleitoral e pela Copa do Mundo. Para o jornalista político Valdo Cruz, palestrante convidado, o calendário eleitoral, somado à Copa do Mundo, dificulta a aprovação de medidas de maior relevância para o setor produtivo. “Dessa forma, o debate do empresariado deve se pautar na interação com os candidatos presidenciais para pautar prioridades para 2015”, afirmou.

Líder do PSC na Câmara dos Deputados, o deputado André Moura (SE) destacou a necessidade de se dar um desfecho à discussão sobre o fim do adicional de 10% do FGTS e temas ligados à simplificação tributária, mesmo no ano eleitoral. O projeto que extingue o tributo, por exemplo, está pronto para votação na Casa. “Com o calendário apertado, se não pudermos produzir em quantidade, que produzamos em qualidade”, defendeu.

Para o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, a agenda legislativa de 2014 não será “nula”, embora reconheça que o ano eleitoral possa travar o avanço de projetos que sejam benéficos ao ambiente de negócios. Como forma de proporcionar um ambiente favorável à evolução de novas ideias, ele propôs uma pauta de projetos que possam aglutinar apoio de governistas e oposição. “É importante que tenhamos noção exata de uma agenda que possa ser construída em cima do consenso”, disse.

NECESSIDADE DE REFORMAS – Ainda durante o seminário, o deputado Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, criticou o fato de o Congresso Nacional não ter avançado em reformas que corrigissem antigos problemas estruturais do país, como as reformas tributária e a trabalhista. Para ele, está na hora de o Legislativo pensar o Brasil olhando para o médio e longo prazos. “Este é o momento político para se identificar o que o país precisa, de se fazer uma radiografia da economia em defesa da livre iniciativa e da economia de mercado”, disse.

FOTOS - Acesse todas as imagens do Seminário RedIndústria no Banco de Mídia do Sistema Indústria.

Por Guilherme Queiroz
Fotos: José Paulo Lacerda
Do Portal da Indústria