Registro de patente para MPEs pode sair em menos de um ano no Brasil

Via expressa aberta pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) faz com que decisão sobre patente saia mais rápido que no Japão, país com a tramitação mais rápida do mundo

Uma pequena empresa pode ter um pedido de patente decidido em 279 dias no Brasil. O tempo é 13 vezes menor que o trâmite normal, mostra levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base em dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O exame é mais rápido que no Japão, que tem o trâmite médio de 1,3 ano, o mais rápido do mundo. A agilidade para micro e pequenas empresas (MPEs) se dá por uma fila exclusiva que o INPI abriu desde o ano passado.

Em contrapartida, a fila tradicional no Brasil exige paciência, pois o tempo de análise supera 10 anos. Hoje, há cerca de 230 mil pedidos aguardando análise.

GUIA - Recentemente, o Programa de Propriedade Intelectual da CNI fez um guia rápido e prático especialmente para pequenos negócios sobre propriedade intelectual, com informações sobre para que servem e sobre como garantir a proteção dos direitos de autor, de registro de marca ou de desenho industrial, além, claro, como fazer o depósito de uma patente. É possível baixar o documento aqui

Relacionadas

Leia mais

Competições de educação profissional melhoram ensino em sala de aula
Cinco anos após Rio+20, setor industrial faz balanço sobre avanços e desafios na agenda de sustentabilidade
Estoque de patentes condena país ao atraso

Comentários