9 serviços do SESI para a indústria da construção

As soluções vão de consultoria e treinamentos para gestores e trabalhadores à disponibilização de informações e orientações gratuitas na internet

Desde 2012 , o Serviço Social da Indústria (SESI) integra o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria da Construção e desenvolve serviços de segurança e saúde voltados às necessidades do setor. As soluções vão de capacitação a gestores e trabalhadores e consultoria para atendimento a normas regulamentadoras à disponibilização de informações e orientações gratuitas na internet sobre segurança em canteiros de obras.

Neste 26 de outubro, em que se comemora o Dia do Trabalhador da Construção, a Agência CNI de Notícias apresenta nove iniciativas do SESI que melhoram o bem estar e a produtividade de trabalhadores e a competitividade da indústria da construção, que representa 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Confira:

1. Treinamento para líderes

A iniciativa contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança para agregar à cultura das empresas aspectos de segurança do trabalho. A capacitação ocorre em três níveis hierárquicos: mestres e encarregados; gerentes de contratos e engenheiros; e empresários e diretores. Entre os temas abordados para empresários e diretores de construtoras estão custos diretos e indiretos de acidentes, seguro de acidentes de trabalho (SAT), fator acidentário de prevenção (FAP), nexo técnico epidemiológico previdenciário (NTEP) e ação regressiva acidentária.

2. Treinamentos admissionais e periódicos

Para atender à norma regulamentadora 18 (NR-18), do Ministério do Trabalho e Emprego, o SESI desenvolve capacitações em segurança no trabalho aos colaboradores da indústria da construção. No treinamento admissional, é desenvolvida metodologia inovadora, com uso de jogos, dinâmicas e vídeos que promovem a participação interativa e despertam a atenção dos trabalhadores para que assimilem o conhecimento. Os treinamentos periódicos tratam de três temas relacionados à prevenção de acidentes e aspectos de saúde. São eles: prevenção ao uso de álcool e drogas; noções básicas sobre doenças sexualmente transmissíveis; e noções básicas de primeiros socorros para a indústria da construção. Além do conteúdo estabelecido em lei, foram inseridas nos cursos abordagens diferenciadas como valorização profissional e da vida e cuidado consigo e com o outro.
 

3. Diagnóstico e recomendações para a prevenção dos acidentes de trabalho

O SESI disponibiliza gratuitamente estudo para divulgar informações sobre a segurança e saúde na indústria da construção, com foco nos principais indicadores de acidentes e doenças relacionadas a canteiros de obras e aspectos vinculados a faltas ao trabalho. Em 2011, quando foi lançado a primeira versão do documento, foram distribuídos 5 mil exemplares a gestores de segurança e saúde do trabalho no setor em todo o país. Em 2015, o estudo foi atualizado e distribuído em versão eletrônica. Acesse o documento.
 

4. Manual de segurança e saúde no trabalho

Composto de três volumes, o Manual de Segurança no Trabalho para Indústria da Construção apresenta, de maneira detalhada e ilustrada, a implantação de práticas de segurança do trabalho, com orientações para execução de diversas etapas e serviços comuns a diversos tipos de obra. A obra, lançada neste ano, é uma atualização do antigo Manual de Aplicação da NR-18, de José Carlos de Arruda Sampaio. A nova versão foi desvinculada da norma regulamentadora e teve o conteúdo ampliado, contemplando a gestão em segurança e saúde no trabalho. O intuito é que o guia seja utilizado também pelas universidades e cursos de formação técnica, além de canteiros de obra. Acesse o documento completo.

5. Construindo a Segurança

Por meio do projeto Construindo a Segurança, consultores do SESI realizam inspeções em processos e equipamentos adequadas às particularidades das obras. Entre os objetivos da iniciativa, estão propocionar melhores condições de segurança nas obras da indústria da construção, reduzir os acidentes e aumentar a produtividade das empresas. Os interessados em contratar serviços de consultoria devem procurar o SESI em seu estado. 
 


6. Equipamentos de proteção coletiva

O SESI oferece serviço especializado para implantação de equipamentos de proteção coletiva (EPC) nos canteiros de obras. A exigência legal, estabelecida na NR-18, tem o intuito de prevenir acidentes de trabalho, em especial a queda de altura.  Ao todo, são 22 soluções em EPC, como proteção para partes móveis de equipamento e de vergalhões, definição de escadas e rampas, passarelas e redes de proteção. Interessados nesses serviços devem procurar o SESI em seu estado.
 

7. Aprendendo com Segurança e Saúde no Trabalho

A iniciativa Aprendendo com Segurança e Saúde no Trabalho tem o objetivo de sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de atuarem de forma mais segura e preventiva. Para garantir maior efetividade, o ação está incorporada na educação de jovens e adultos (EJA), com carga horária de aproximadamente 80 horas, e da educação continuada, com 20 horas. Para contratar esse serviço, os interessados devem procurar o SESI em seu estado.
 


8.    Série 100% Seguro

Desde 2013, o SESI disponibiliza gratuitamente na internet cem vídeos com dicas de segurança em canteiros de obra. Como forma de aprofundar o aprendizado, o SESI desenvolveu ainda com o material cursos de educação a distância relacionados ao tema, em que o trabalhador que tenha desempenho satisfatório pode gerar certificado de conclusão do curso.  A série 100% Seguro está disponível em português com legendas em inglês e espanhol.

9.    Centros de Inovação

O SESI está desenvolvendo inovações para aumentar a segurança no ambiente de trabalho e melhorar a saúde do trabalhador da indústria. Ao todo, há 19 projetos pilotos em andamento em 33 empresas. O investimento é de aproximadamente R$ 35 milhões. As tecnologias, desenvolvidas nos oito Centros de Inovação SESI, que entraram em operação neste ano em oito estados, devem ser replicadas em  escala nacional a partir do próximo ano por meio de uma plataforma a ser lançada no segundo semestre deste ano. Muitas das inovações poderão ser usadas pela indústria da construção.
 

Relacionadas

Leia mais

Confira as mais lidas da Agência CNI de Notícias entre 23 e 29 de outubro
Coral de crianças refugiadas é uma das atrações do Prêmio Empreendedor Social

Comentários