7º Congresso Brasileiro de Inovação foi um dos destaques na imprensa entre os dias 15 e 21 de maio

Dentre outros, o ICEI também foi amplamente divulgado pela mídia. Acompanhe algumas publicações da última semana sobre o Sistema Indústria

INOVAÇÃO EM FOCO

A CNI e o Sebrae realizarão nos dias 27 e 28 de junho o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O jornal Diário Comércio, Indústria & Serviços (DCI) divulgou no dia 15 que o evento promete reunir líderes empresariais, autoridades e especialista. A nota cita que”a expectativa neste ano, segundo os organizadores, é receber até 3 mil visitantes, ante os 2 mil registrados na última edição do Congresso, em 2015. Entre os palestrantes estão Peter Diamands, autor de livros e fundador da XPRIZA.”

EMPRESÁRIOS MAIS CONFIANTES

Depois de cair 0,9 ponto em abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela CNI no dia 19, subiu 0,6 ponto em maio. De acordo com matéria publicada pelo portal R7, “a pesquisa com o empresariado foi feita entre os dias 2 e 12 deste mês, antes, portanto, da divulgação da delação dos donos do Grupo JBS. Na comparação com maio do ano passado, o desempenho deste mês mostrou uma melhora de 12,5 pontos na confiança industrial.” A reportagem destaca importante trecho atribuído à pesquisa, que aponta que "os empresários industriais estão mais confiantes com relação ao ano passado, mas, para uma recuperação do investimento suficiente para impulsionar a economia ainda é necessário um crescimento mais significativo.”

NOTA À IMPRENSA

As delações dos gestores da J&F Investimentos põem em risco as reformas amplamente defendidas pelo governo Temer. Ainda no dia 18 a CNI divulgou nota à imprensa sobre o cenário atual, e reportagem da edição do dia 19 do Correio Braziliense destacou que “diante da crise, sindicatos e entidades que representam diversos setores da economia se posicionaram em relação ao avanço dos projetos para mudar as regras para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as normas trabalhistas. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as Federações das Indústrias dos estados informaram que, somente com a continuidade das reformas, o Brasil sairá da recessão e voltará a crescer.” Ainda segundo o veículo, de acordo com a nota “na opinião das entidades industriais, as reformas trabalhista, previdenciária e tributária são essenciais para o país voltar a gerar postos de trabalho e renda para os 14 milhões de brasileiros que estão desocupados."

REGISTRO DE PATENTES

No dia 15 a Época Online publicou nota na coluna Expresso comentando que durantes a última reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), promovida pela CNI, “um representante do governo reconheceu a lentidão do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em registrar patentes, em especial de produtos industriais.” Segundo a publicação, no “Brasil, é preciso esperar até 12 anos para que o registro seja concedido enquanto em países desenvolvidos o prazo varia entre dois e quatro anos. Já houve aumento na quantidade de registros por ano, mas o cenário está longe do ideal.” Ainda segundo a nota, “o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge Lima, cortes no orçamento atrapalham o trabalho do INPI no trabalho de registro de patentes, mas, segundo ele, é preciso que o governo busque alternativas por meio de conversas com o setor empresarial.”

Relacionadas

Leia mais

10 iniciativas inovadoras do IEL para você e sua empresa
Empresários conhecem soluções para fortalecer a indústria da madeira
VÍDEO: Minuto da Indústria destaca as ações do Sistema Indústria que contribuem para o desenvolvimento do Brasil

Comentários