Robson Braga de Andrade é eleito Personalidade Brasil-Alemanha 2016

O prêmio é um reconhecimento por sua contribuição à frente da CNI para estreitar o relacionamento com a comunidade empresarial alemã

Da esq. p/dir.: Wolfram Anders, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo; Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; Eggert Voscherau, BASF e Martin Wansleben, diretor-executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK)

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, foi eleito a Personalidade Brasil-Alemanha no ano de 2016. O prêmio, entregue nesta quarta-feira (23), é oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria em reconhecimento por sua contribuição à frente da CNI para estreitar o relacionamento com a comunidade empresarial alemã. Anualmente, a CNI promove o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EBBA), em parceria com a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), para fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica.

"Esse reconhecimento não é à minha pessoa, mas, sim, à CNI. A CNI tem uma história de relacionamento com a Alemanha que já vem de muitos e muitos anos. A Confederação e as federações da indústria nos estados estão sempre buscando trazer oportunidades de parceria e de investimentos, além de trocar conhecimento com a Alemanha", afirma Robson Braga de Andrade.

O empresário homenageado pelo lado alemão foi Eggert Voscheraud, da BASF. O prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é entregue anualmente desde 1995 a ministros, empresários e líderes empresariais. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha representa a economia alemã no Brasil e trabalha para estimular o fomento das relações econômicas entre os dois países.

EBBA - Em 2016, o EBBA foi realizado em outubro na cidade de Weimar, Thuringia, e teve o tema "Novo rumo para o Brasil: oportunidades de cooperação bilatera". A CNI defendeu que os dois países defendam um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, com participação de 4,3% no total da corrente de comércio brasileira de bens. É o quinto principal destino das exportações brasileiras no mundo (2,7% das exportações totais), e o segundo principal destino na União Europeia, representando 15% das exportações para o bloco. Em 2015, os manufaturados representaram 33% das exportações brasileiras para a Alemanha, que está entre os 10 principais destinos dessas exportações.

Relacionadas

Leia mais

Acordo Mercosul-União Europeia sai em 2018, diz Marcos Pereira
Acordo com União Europeia é estratégico para setores produtivos do Mercosul
Indústria 4.0 é necessária para o Brasil ganhar competitividade, diz CNI

Comentários