Designer Marcelo Rosenbaum elogia desafios multidisciplinares da OC2016

Desafios coletivos da Olimpíada do Conhecimento 2016 conquistaram Rosenbaum, que participou de um bate-papo sobre matéria prima e construção sustentável

Marcelo Rosenbaum foi o responsável por inserir no Brasil, na década de 1980, o conceito de móveis relacionados com o espaço

Os desafios coletivos da Olimpíada do Conhecimento 2016 , realizados por alunos de diversas competências tecnológicas, conquistaram o designer Marcelo Rosenbaum, que participou de um bate-papo com cerca de cem visitantes do evento sobre matéria prima e construção sustentável. Ele destacou que a integração entre áreas e a chamada co-criação são uma tendência do designer. “A magia está no fato de que cada profissional é inserido no que faz de melhor e tudo isso é colocado junto, em um único projeto. Isso é tão potente”, disse.

Nos desafios multidisciplinares, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Indusitrial (SENAI) e dos Institutos de Educação Profissional, Científica e Tecnológica , divididos em equipes, têm três dias para construir produtos e apresentar soluções para sete temas. Os desafios envolvem conceitos modernos, como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade.

No desafio da casa popular inteligente, por exemplo, os competidores devem construir uma residência com premissas como: fazer reúso de água, contar com sistemas de geração própria de energia, possuir móveis ergonômicos e multifuncionais, ser automatizada e cumprir normas de acessibilidade.

Como exemplo da força da integração e diversidade para o desenvolvimento, Rosenbaum exaltou a influência das raças indígena, negra e portuguesa para a formação da cultura do Brasil. Para ele, isso pode ser explorado nos processos criativos dos profissionais do design. "O brasileiro precisa resgatar a sua história e respeitá-la. Dos indígenas, herdamos a receptividade a outras culturas e a relação sustentável com a natureza. Portugal já foi a cultura mais avançada da Europa; a escrita foi criada lá. Dos africanos, herdamos a beleza, o senso estético e apurado da natureza”, comentou.

Rosenbaum exaltou a influência das raças indígena, negra e portuguesa para a formação da cultura do Brasil

DESÍGNIO - Segundo Rosenbaum, a palavra “design” tem origem em “desígnio” e está relacionada ao processo de criação de algo útil para o ser humano. “Quando o ser humano não quis mais sentar no chão, alguém se ‘designou’ a construir uma cadeira”, exemplificou.

A história dele é um exemplo dessa crença. Quando estava no último ano de Arquitetura, resolveu fazer um curso na Alemanha em sua área. Um ano depois, voltou ao Brasil e foi o responsável por inserir no Brasil, na década de 1980, o conceito de móveis relacionados com o espaço. Ele ajudou três indústrias moveleiras do Sul a introduzirem o design em seus projetos móves. “Antes disso, as empresas faziam móveis sem estilo. Depois, passou-se a focar mais nas necessidades dos consumidores”, conta Rosenbaum.

OC2016 – A nona edição da Olimpíada do Conhecimento é realizada até domingo (13) e reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o evento reune jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Iberê Thenório incentiva estudantes a participar da Olimpíada do Conhecimento
VÍDEO: Para Marcelo Tas, Olimpíada do Conhecimento é um show de talento e alegria
Dupla de Minas Gerais vence o desafio de Agrimensura

Comentários