Alunos do SESI Alagoas apresentam trabalhos científicos em Mostra de Ciência e Engenharia, na OC2016

Estudantes do 8º e 9º ano da Escola SESI Industrial Abelardo Lopes, em Maceió (AL), expõem trabalhos científicos na Mostra SESI de Ciência e Engenharia

Projetos de Alagoas foram desenvolvidos em programas de de iniciação à pesquisa científica e tecnológica nas escolas

Estudantes do 8º e 9º ano da Escola SESI Industrial Abelardo Lopes, em Maceió (AL), expõem três trabalhos científicos na Mostra SESI de Ciência e Engenharia, realizada durante a Olimpíada do Conhecimento 2016, em Brasília. A OC2016 segue até o próximo domingo (13), no Ginásio Nilson Nelson.

Os projetos são: Placas em Braille, que visam a melhorar a acessibilidade para cegos; o HERO app, aplicativo para Android que monitora e controla o tempo de uso saudável do celular; Lixa Sugadora Magnética (Lisuma), que aspira e armazena o pó gerado pelo atrito entre a lixa e superfície lixada. Essas ideias foram desenvolvidos em programas de de iniciação à pesquisa científica e tecnológica nas escolas; selecionadas na etapa estadual, realizada em outubro, e agora estão na disputa nacional.

"Nossos alunos estão encantados com o evento e seguros nas apresentações. Em Maceió, eles receberam treinamento e foram orientados por profissionais como psicólogos, que os ajudaram a controlar a ansiedade. Estamos competindo de igual para igual com os outros estados”, afirmou a gerente executiva de Educação do SESI/AL, Cristina Suruagy.

A mostra é importante para ganharmos conhecimento e melhorar a aprendizagem - Leonardo Rafael, estudante

“A Mostra SESI de Ciências e Engenharia é muito importante para ganharmos conhecimento e melhorar a aprendizagem, além de ressaltar o trabalho em equipe. É uma chance de crescermos em outros lugares e de fazer novas amizades”, destacou o aluno do 8º ano Leonardo Rafael, 12 anos, membro da equipe que desenvolveu o projeto Lisuma.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - A mostra, realizada com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis LSI-TEC , foi adotada inicialmente por escolas da Rede SESI de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o intuito de estimular a prática da pesquisa científica em sala de aula. Cada equipe é formada por até três alunos que, com suporte de um orientador, foram responsáveis por colocar a mão na massa e realizar todo o projeto desde a concepção à montagem dos protótipos.

Foram formadas 50 equipes (10 por estado) e desenvolvidos 50 projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, da Saúde, Sociais Aplicadas e Engenharia. De cada mostra estadual, foram selecionados três projetos, quinze ao total, para serem apresentados na Olimpíada do Conhecimento 2016, de onde serão selecionadas as 4 melhores ideias. A seleção será feita por um comitê de avaliação orientado pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) .

A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial
ENTRADA GRATUITA
 

Relacionadas

Leia mais

Alunas do SENAI CETIQT nas Seletivas WorldSkills 2017
VÍDEO: Inova SENAI está com inscrições abertas. Veja no Minuto da Indústria
Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo

Comentários