Alunas do SENAI Pará querem quebrar tabus atuando na área de Mecânica

Na competição elas dividem espaço com 22 homens, maioria que reflete a realidade do mercado na profissão

As jovens Lúcia Silva e Layanne Araújo, ambas da delegação do Pará, são duas das sete mulheres que participam da Avaliação Prática do Estudante na área de Mecânica, dentro da programação da Olimpíada do Conhecimento 2016, realizada em Brasília. Na competição, elas dividem espaço com 22 homens, maioria que reflete a realidade do mercado na profissão.

Para Layanne, a necessidade da força física na área não passa de um estereótipo. “Quando você fala em mecânica, a maioria das pessoas pensa em graxa, óleo, uma pessoa debaixo do carro e sujeira. Mas esta ideia é ultrapassada, a mecânica é uma ciência limpa, de detalhes, de perfeição, com ampla possibilidade de atuação”, destaca.

Lúcia Silva, Layanne Araújo e outras cinco alunas de Mecânica dividem espaço com 22 homens na Avaliação Prática do Estudante

Na escola do SENAI de Parauapebas, sudeste do Pará, elas já são maioria absoluta: são 29 mulheres e apenas oito homens. Para Lúcia, isto é uma prova de que a mulher tem conquistado espaço e deve seguir avançando para áreas antes dominadas por homens. ”A mecânica independe de sexo. É uma profissão que, acima da força, requer empenho, concentração e disciplina”, afirma.

Layanne e Lúcia participam da Avaliação Prática do Estudante até domingo (13). Esta modalidade tem objetivo de avaliar a qualidade da educação em cinco cursos técnicos e três de qualificação ofertados pelo SENAI. A prova terá duração de seis horas e será realizada individualmente. As notas dessas avaliações serão consideradas para pontuação do estado no ranking da Olimpíada do Conhecimento. Para ganhar medalha de ouro, esses estudantes deverão ter desempenho superior a 75% dos pontos.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

Relacionadas

Leia mais

Dia sem Imposto promovido pela federação de indústrias de Pernambuco conscientiza população
Conheça as equipes que vão participar do Torneio Nacional de Robótica
10 coisas que o SENAI faz por você e pelo país

Comentários