SENAI leva modelo de educação profissional para o Paraguai

SENAI capacitará instrutores de instituição com atuação similar ao SENAI no Paraguai

A capacitação de professores do SNPP vai resultar em mão de obra mais qualificada na indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai capacitar instrutores, professores e diretores do Serviço Nacional de Promoção Profissional no Paraguai (SNPP), instituição que atua de forma semelhante ao SENAI no país vizinho. Trata-se de um projeto de prestação de serviços internacionais que foi assinado com a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA). Com duração de pouco mais de quatro anos, o contrato prevê a realização de vários cursos que vão ajudar o SNPP a desenvolver programas educacionais de formação profissional.

O projeto começa agora em setembro e será desenvolvido pelo SENAI do Paraná. A capacitação tem como objetivo fortalecer a capacidade de atendimento da instituição paraguaia junto ao setor industrial. Para o gerente-executivo de Relações Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, essa capacitação também pode beneficiar empresas brasileiras que estão se internacionalizando e colocam o Paraguai como mercado prioritário.

“No primeiro momento, o SENAI recebia tecnologia e conhecimento japonês em diversas áreas industriais. Nos últimos anos, estamos levando esse conhecimento em conjunto com a JICA para outros países, nos quais o Japão também tem interesses comerciais”, explica. Lamego ressalta que os contratos com a JICA são o reconhecimento da atuação do SENAI no exterior. Ouça clicando aqui.

SENAI PELO MUNDO – Projeto semelhante a esse do SNPP, no Paraguai, também será desenvolvido em Angola e Moçambique, em parceria com a JICA. Enquanto isso, no Haiti, está sendo negociado projeto de implementação de um centro de formação profissional, no valor de 17 milhões de dólares, com recursos do fundo de reconstrução do país. O projeto é executado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Será o 10º centro de formação profissional do SENAI no exterior.

O SENAI também negocia um projeto com a Rússia para formar instrutores e competidores daquele país, com foco na WorldSkills 2017, a maior disputa mundial de profissões técnicas. Também está em negociação um projeto de consultoria para as equipes dos Emirados Árabes, país que sediará a próxima olimpíada de educação profissional.

Relacionadas

Leia mais

CNPq reconhece atuação do IEL na área de inovação empresarial
5 dicas para escolher um bom curso técnico
Aplicativo do Fórum IEL de Carreiras reúne tudo sobre o evento

Comentários