Universidade de Manchester inaugura exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça

Trabalhos de cinco artistas brasileiros estão sendo exibidos na cidade inglesa, alguns produzidos especialmente para o evento

Cena de um dos vídeos da artista Berna Reale, no lixão de Belém (PA)

As obras do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chegaram ao berço da revolução industrial. Até o dia 2 de outubro, os trabalhos dos artistas Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA) podem ser vistos na Universidade Metropolitana de Manchester (MMU), na Inglaterra. A mostra com vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos faz parte de um projeto que destaca várias iniciativas brasileiras.

O curador do Prêmio, Marcus Lontra, conta que alguns trabalhos foram feitos especificamente para a mostra em Manchester. Os artistas premiados participaram da abertura da exposição na última sexta-feira (22). Lontra explica que as obras do Prêmio Marcantonio foram ao Reino Unido por meio de um convênio com a universidade. Ouça clicando aqui.

O site da Universidade Metropolitana de Manchester destaca que a exposição é também uma forma de celebrar o início dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto.

FASE ITINERANTE - Enquanto isso, aqui no Brasil, obras do Prêmio Marcantonio também podem ser vistas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A mostra itinerante já passou por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A última cidade a receber a obras será Recife.

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação dos artistas foi realizada no dia 24 de abril do ano passado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo. O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Relacionadas

Leia mais

Goiânia receberá exposições do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça têm suas obras expostas no MuBE, em São Paulo
Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a Recife

Comentários