SENAI, FIESC e Instituto Fraunhofer IPK debatem ampliação de parceria para promover inovação no Brasil

Equipamento do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, em Joinville, Gestores e técnicos do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK), sediado em Berlim, estarão na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis

Equipamento do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, em Joinville

Gestores e técnicos do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK), sediado em Berlim, estarão na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, nesta quarta-feira (27). Serão discutidas as novas etapas do projeto de implementação de Institutos de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os alemães têm encontro com dirigentes da FIESC e do SENAI Nacional. No dia seguinte, o grupo estará em Joinville para visitar os Institutos de Laser e de Sistemas de Manufatura e se reunirá com indústrias potenciais parceiras em projetos relacionados à Indústria 4.0.

A exemplo do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), o Fraunhofer IPK é parceiro do SENAI na implantação de 25 institutos de inovação, em 12 estados brasileiros. Esses institutos possuem competências para apoiar o desenvolvimento tecnológico, de produtos e processos de todos os segmentos da indústria. Em Santa Catarina, além dos dois de Joinville, está sendo implantado o Instituto de Sistemas Embarcados, na Capital. A parceria já dura cinco anos e, depois de etapas de planejamento, deverá ampliar a realização de projetos em cooperação com indústrias.

O Fraunhofer IPK é uma das instituições referência internacional em Indústria 4.0, conceito criado na Alemanha em alusão às três revoluções já vividas pela indústria. Na fase atual, as máquinas, baseadas em sistemas ciber-físicos, começam a tomar decisões de quando ligar, desligar ou de quando acelerar ou reduzir a produção no ambiente da manufatura. Enquanto o alemão chama isso de indústria 4.0, os americanos e os chineses chamam de manufatura avançada. As indústrias convidadas para o encontro em Joinville sobre projetos no âmbito da Indústria 4.0 são WEG, Tupy, Welle Laser, Pollux, Whirlpool, Embraco, Schulz, Byokira, ZEN, Ciser, Docol, Termotécnica, ArcelorMittal, Bosch Rexroth, OMP Taglio.

Entre os dirigentes do Fraunhofer IPK que participarão das atividades em Santa Catarina nesta quarta estão Eckart Uhlmann, diretor do instituto e Holger Kohl, diretor da divisão de gestão empresarial. Nesta viagem ao Brasil eles têm reuniões também com o MEC, MDIC e Embrapii (nos dias 25 e 26), Fundação Certi (dia 27, a partir das 17h30min) e Embraer e  ITA (dia 29).

Relacionadas

Leia mais

Institutos SENAI de Inovação preparam o Brasil para a nova revolução industrial
Inovação é imperativo para o crescimento da indústria e do país, afirma CNI
CNI lança portal com informações, análises e notícias sobre os principais temas de relações do trabalho

Comentários