Especialistas discutem como atrair investimentos em tempos de crise

O objetivo do evento é garantir uma estratégia única do setor público e privado para atrair investimentos estrangeiros

O objetivo do evento é garantir uma estratégia única do setor público e privado para atrair investimentos estrangeiros

Até quarta-feira (27), representantes de agências estaduais de fomento, secretarias de estado, órgãos federais e de federações das indústrias participam de um workshop em Brasília, com foco na atração de investimentos. Palestras, estudos de casos e sessões de perguntas e respostas fazem parte da programação. Em pauta, as tendências do investimento estrangeiro direto, competitividade, estratégias, atrações de empresas multinacionais, dentre outros temas.

Na abertura do evento, nesta segunda-feira (25), um dos debates foi sobre a promoção de investimentos em tempos de crise. Para o gerente de investimentos da UK Trade and Investment Agency (UKTI) , Marcone Siqueira, mesmo com o cenário difícil, o Brasil é um mercado gigante e, com isso, o investimento de longo prazo pode ser uma boa mensagem para os investidores.

A agência de investimentos UKTI, do Reino Unido, atua em 27 países e tem escritórios em várias capitais brasileiras. Siqueira explica que, neste momento, o ideal é focar nas vantagens que torna o Brasil um país bom para se investir, apesar da crise. Ouça clicando aqui.

O analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Felipe Spaniol, lembra também que existem estratégias consolidadas para garantir investimentos em situações de crise. “Uma opção é procurar aqueles investidores que já estão no país, que começaram a implantação de uma fábrica, por exemplo, e garantir que esse investidor, que já estava interessado, se mantenha e amplie os investimentos”, diz.

O evento é realizado pela CNI, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Câmara de Comércio Exterior (Camex), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia do Sul (Kotra).

Relacionadas

Leia mais

Exposição de obras do Prêmio Marcantonio Vilaça chega ao Rio de Janeiro
Quer crescer na sua carreira? Descubra os cursos do SENAI com vagas abertas perto de você
Ex-alunos do SENAI se classificam para competição mundial da Volvo

Comentários