Sistema tributário precisa ser simples e transparente

Brasil precisa fazer uma reforma tributária que promova o crescimento da economia, diz Mansueto Almeida, especialista em finanças públicas

O Brasil precisa fazer uma reforma tributária que promova o crescimento da economia. "Simplicidade, transparência e  progressividade são os requisitos de um bom sistema de arrecadação de impostos", diz o economista Mansueto Almeida, especialista em finanças públicas.

"O sistema deve ser neutro e não fazer discriminação entre empresas e setores", completou Almeida, durante o bate-papo sobre reforma tributária e a questão fiscal, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (3), em Brasília (assista ao bate-papo na íntegra ao lado). O encontro com o gerente-executivo de Pesquisa Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, foi mediado pela jornalista Martha Beck, repórter do jornal O Globo.

Além de conferir simplicidade e dar transparência ao sistema, Castelo Branco destacou que a reforma deve desonerar as exportações e reduzir o número de regimes especiais de tributação. "O sistema tributário não pode interferir no investimento e no funcionamento da economia", afirmou.

Mansueto e Castelo Branco concordaram que o país deve buscar o consenso para fazer uma reforma tributária ampla. No entanto, enquanto não se chega a esse consenso, o governo pode fazer ajuste no sistema que reduzam custos. "As empresas têm custos elevados para recolher os impostos em dia", disse Castelo Branco.

Os dois economistas também concordaram que a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não resolverá o problema fiscal do governo. "O desequilíbrio fiscal é muito grande. O governo terá que fazer um ajuste nos gastos", afirmou Almeida.

ESPECIAL - O debate faz parte da série especial Reformas que o Brasil precisa , produzida pela Agência CNI de Notícias. Na semana passada, o tema em destaque foi a reforma da Previdência e, na próxima semana, será a vez da reforma trabalhista.

Relacionadas

Leia mais

Depois da Previdência, reforma tributária deve ser prioridade do Congresso em 2018
Conheça as 10 prioridades da indústria na área tributária
Idade mínima e isonomia entre trabalhadores devem ser prioridade na reforma da Previdência, aponta CNI

Comentários