Sindirepa-MT realiza missão técnica para auxiliar criação do sindicato em Rondônia

Formar um sindicato significa reunir esforços para reivindicar melhorias na comunidade, defender os interesses dos associados e desenvolver a produção e comercialização de forma cooperada

Formar um sindicato significa reunir esforços para reivindicar melhorias na comunidade, defender os interesses dos associados e desenvolver a produção e comercialização de forma cooperada. Estes foram alguns dos benefícios explicados em duas palestras sobre associativismo e legislação sindical, ocorridas em Vilhena (RO). As ações foram realizadas por representantes do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa-MT), com o objetivo de ajudar a criar o sindicato do setor naquele Estado.

A equipe da missão, que durou de 28 de fevereiro ao 1º de março, foi composta pelo presidente do Sindirepa-MT, Elias Pedrozo, o consultor tributário e assessor sindical, Marco Aurélio Coelho e o executivo do sindicato, Carlos Costa. Além de realizar as palestras, os membros do sindicato visitaram oficinas mecânicas e retíficas. Conheceram as unidades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Vilhena), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Vilhena), o Serviço Social da Indústria (Sesi-Vilhena) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Segundo o presidente Elias Pedrozo, a missão foi a realização de um compromisso estabelecido pelos empresários de Vilhena com Sindirepa Nacional e ao Sindirepa-MT.  “A visita foi fundamental para consolidar a parceria em Rondônia. Os empresários de Vilhena têm o foco e a preocupação em trabalhar para melhorar a qualidade do serviço e a qualificação dos profissionais no Estado, ao desenvolver ações em parceria com a Ifro, Senai, Sesi e Sebrae”, explicou Pedrozo.

A primeira palestra, ocorrida na manhã da última segunda-feira (29/02), na oficina mecânica Técnica Diesel Tozzo, tratou da legislação sindical, a criação do sindicato, burocracia e processo de constituição jurídica da entidade. A segunda palestra foi realizada na noite do mesmo dia na unidade do Sebrae-Vilhena, sobre associativismo e a importância da organização do segmento para obter representatividade.

Com 16 anos de experiência em consultoria tributária e sindical, para o contador Marco Aurélio Coelho, a base do Sindirepa-RO já está formada pela organização e envolvimento das empresas.  “Agora vamos dar requerimento à formação do CNPJ da entidade e ao registro no Ministério de Trabalho. Procedimentos necessários para a concessão do registro sindical. Não havendo impedimentos, o sindicato será criado, junto da ata de fundação, aprovação da diretoria e do estatuto”, afirmou o consultor.

O empresário Edson Vander Cordeiro possui a mecânica mais antiga de Vilhena, ainda em funcionamento. A oficina Mercedizel, que atende veículos pesados, atua há 32 anos. O empresário também é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (Aciv) e deverá será o futuro presidente do Sindirepa-RO. Para ele é a realização do sonho em ter a classe organizada.

“Seremos enfim uma entidade jurídica. Vamos alinhar os propósitos e ideias do segmento. Nós empresários já realizamos missões e viagens juntos e temos aceitação do setor. Agradecemos ao Sindirepa-MT por nos auxiliar na formalização e seremos membros aceitos no Sindirepa Nacional”, salientou Cordeiro.

De acordo com o gestor do Projeto Reparação Automotiva do Sebrae-Vilhena, Emerson Silva, a formação do Sindirepa-RO, representa uma melhor administração para cursos de capacitação e gestão, além de missões e palestras. “Com a melhor capacitação, o setor tenderá a crescer, por consequência aumentar o seu rendimento e representatividade”, disse o gestor.

Em visita ao Instituto Federal de Rondônia (Ifro), os representantes do Sindirepa-MT e empresários do segmento de reparação automotiva de Vilhena discutiram juntamente com o diretor geral do Ifro, campus de Vilhena, Arenilson Oliveira, e a coordenadora de estágio, Edeli Oliveira, sobre a participação da faculdade na capacitação de profissionais.

Criado em 2010, o campus Vilhena possui cursos de eletromecânica, informática e edificações. O diretor do Ifro se posicionou favorável à criação do Sindirepa-RO, como forma de organizar o segmento e disponibilizou-se a ajudar na qualificação de mão de obra. “Vilhena está na divisa entre os estados de Mato Grosso e Rondônia. Dessa forma, possuímos um grande mercado em mecânica pesada. Os nossos laboratórios e oficinas estão prontos para atender a demanda de profissionais. Seremos parceiros do Sindirepa-RO”, afirmou o diretor.

Para o executivo do Sindirepa-MT, Carlos Costa, o objetivo de explicar aos empresários de Vilhena, o que é o associativismo, qual é a finalidade e a pretensão de criar um sindicato em Rondônia foi bem sucedida. “Esta aproximação dos dois estados significa a criação de uma parceria que vai fortalecer o segmento, através de palestras e consultoria”.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
Proposta de modernização das leis do trabalho valoriza o papel dos sindicatos e fortalece diálogo
Sistema Indústria oferece 830 vagas de cursos para sindicatos industriais e empresários

Comentários