INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO

No quesito inovação, cumpre ressaltar as parcerias existentes com instituições americanas, no âmbito da MEI.

Inovação e Educação

Os programas Ciência sem Fronteiras e 100.000 Unidos nas Américas estão sendo implementados por ambos os governos, com números significativos de beneficiários.

No quesito inovação, cumpre ressaltar as parcerias existentes com instituições americanas, no âmbito da MEI.

Em outubro de 2014, a CNI, juntamente com as demais instituições do Sistema Indústria, firmaram parceria com a Harvard Business School (HBS) para a realização do Programa de Inovação para Competitividade da Indústria Brasileira. Esse programa é uma iniciativa da MEI, em resposta aos desafios da inovação, no Brasil, que combina atividades realizadas nas empresas e aulas presenciais no campus da HBS, com o desenvolvimento de projetos de inovação para empresas participantes.

Em novembro de 2014, por ocasião do evento Diálogos da MEI sobre Fortalecimento das Engenharias, a CNI, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o US Council on Competitiveness (CoC) assinaram um Memorando de Entendimento, com o objetivo de estabelecer um marco de cooperação nos campos da inovação, empreendedorismo e competitividade, por meio da mobilização e capacitação de empresas e aprimoramentos de políticas públicas voltadas à inovação.

O Sistema Indústria, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mantém parceria com o Massachusets Institute of Technology (MIT), por meio do Industrial Liaison Program (ILP), do qual é membro, para a realização de um evento especifico para o setor empresarial brasileiro, o Challenge of Innovation – Thinking out of the Box with MIT. No ano de 2015, o evento ocorreu no âmbito do Congresso Nacional da Inovação da CNI, buscando unir as iniciativas para motivar e orientar os executivos responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e processos nas organizações no que respeita às tendências tecnológicas, geração de soluções inovadoras e cooperação academia-empresa, como recursos estratégicos para dinamizar a geração de inovações e a competitividade. Além disso, o SENAI e o MIT conduzem, desde 2014, um projeto de pesquisa conjunta de cinco anos, com objetivo de examinar o papel dos institutos de inovação do SENAI no ambiente de inovação brasileiro, em nível regional e nacional, e desenvolver estratégias de apoio a esses institutos.

O programa Conexão Mundo é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do SENAI, desenvolvida em parceria com a ONG US-Brazil Connect, desde 2012. Em 2015, escolas de 32 cidades, de 21 estados brasileiros, participam do programa que estimula a fluência no idioma inglês e promove o intercâmbio cultural. Com o programa, o Sistema Indústria proporciona experiências únicas de qualificação para os brasileiros, ao atribuir a importância do idioma inglês para a vida pessoal e profissional de seus alunos. Além de favorecer o aprimoramento na fluência do idioma inglês, o programa estimula o amadurecimento de um relacionamento intercultural e inova no uso de redes sociais aplicada à educação.

Relacionadas

Leia mais

Estudo sobre inovação encomendado pelo SENAI é tema  de caderno especial do Estadão
Na MEI, empresários e governo discutem prioridades para a inovação em 2018
IEL completa 49 anos focado na inovação

Comentários