Alunos de programa de inglês do SESI e SENAI viajam para intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro

Os alunos ficarão hospedados em casas de famílias americanas, visitarão escolas, universidades e empresas do ramo de engenharia espacial e participarão de uma série de outras atividades

Alunos do Conexão Mundo de Rondônia

Oitenta e oito alunos das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de 20 estados viajarão para Denver, Colorado, nos Estados Unidos, pelo Programa Conexão Mundo. Eles foram selecionados para o intercâmbio, com tudo pago, devido ao desempenho apresentado durante cinco meses de aulas em que aprenderam inglês utilizando redes sociais, a distância, e também com aulas presenciais com monitores americanos. Eles embarcam para os Estados Unidos em 30 de janeiro e retornam ao Brasil duas semanas depois.

Vângela Andresa, aluna do SESI de Petrolina, foi uma dos 10 selecionados em Pernambuco para a viagem e conta que decidiu tentar uma vaga no programa após a indicação positiva que recebeu de sua irmã, que havia participado do programa no ano anterior. "Ela me falava muito bem do Conexão Mundo". A aluna diz que está muito animada para a viagem. "Quero aproveitar ao máximo, porque é uma oportunidade única, quero aprender muito sobre a cultura americana e aperfeiçoar o meu inglês". 

Os alunos, que viajarão com dez coordenadores do SESI e SENAI, ficarão hospedados em casas de famílias americanas, visitarão escolas, universidades e empresas do ramo de engenharia espacial e participarão de uma série de outras atividades. O objetivo é que eles possam praticar a língua inglesa e conhecer diferentes áreas de atuação profissional, de olho na carreira.

O diretor-adjunto da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , Sérgio Moreira, explica a importância do Conexão Mundo para a carreira dos jovens. Ouça clicando aqui.

SELEÇÃO - A escolha dos 88 alunos, dentre cerca de 2 mil participantes, para o intercâmbio, levou em consideração não apenas o desempenho apresentado por eles no Conexão Mundo. Além do domínio da língua inglesa, todos tiveram de alcançar média mínima de 6,0 em todas as disciplinas da escola, gravar um vídeo explicando porque se interessavam pela viagem e participar de uma entrevista. 

O PROGRAMA - O programa Conexão Mundo foi implementado em 2012 em Salvador, como projeto piloto. Criado pelo SESI e pelo SENAI, em parceria com a organização não governamental US-Brazil Connect , o Conexão Mundo ensina inglês de uma forma diferente. Utilizando redes sociais como o Facebook e vídeo aulas via Hangouts, além das aulas presenciais, o aluno insere a língua estrangeira no seu cotidiano. Nesta quarta edição do programa, mais de 2 mil alunos participam das aulas. 

Dividido em três etapas, sendo duas a distância, o programa contou com a presença de monitores americanos durante um mês no Brasil para aulas presenciais. Nelas, foram desenvolvidas dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. 

INFOGRÁFICO – Para saber tudo sobre o Conexão Mundo, acesse o infográfico especial. 

Relacionadas

Leia mais

Intercâmbio de conhecimento
5 cursos EAD grátis do SESI para impulsionar sua carreira
5 cursos gratuitos do SENAI pra você aprender uma profissão

Comentários