Inovação em pauta

Representantes dos Institutos de Inovação do SENAI se reuniram o último dia 22

No último dia 22, foi realizada reunião do grupo de Institutos de Inovação do SENAI (ISI), com atuação na área de Química. Na ocasião, estavam presentes os representantes dos seguintes institutos: ISI Polímeros (RS), ISI Eletroquímica (PR), ISI Química Verde (RJ), ISI Biomassa (MT) e o ISI Biotecnologia (SP), bem como o do ISI em Biossintéticos do SENAI CETIQT, Paulo Coutinho.

“O intuito da reunião foi de formar a rede, identificar as competências chave, harmonizar procedimentos, acordar programas de divulgação e parcerias, sempre no sentido de uma atuação integrada e complementar aproveitando ao máximo o conhecimento e infraestrutura de toda a rede Senai de Institutos de inovação”, explicou Coutinho.

Segundo a diretora do ISI em Biomassa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Carolina Andrade, “a rede de institutos do SENAI irá apoiar a indústria no consumo e na transformação para mudar o patamar atual”.

Atuando sempre com foco na excelência operacional, o ISI em Biossintéticos pretende ser referência em serviços de inovação, contribuindo com os objetivos estratégicos indicados pela indústria brasileira e sempre buscando a redução do déficit da balança comercial pelo aumento do valor agregado de novos produtos e processos. “Seu objetivo é aumentar a competitividade, otimizar processos e gerar incremento em sua rentabilidade”, completou Paulo.  

Prova de conceito em biologia sintética, desenvolvimento de novos processos químicos e bioquímicos derivados de óleos e matérias-primas renováveis, química analítica e catálise, são as áreas prioritárias que serão atendidas por meio dos serviços ofertados pelo ISI.

Como parte da rede nacional de Institutos de Inovação do SENAI, se necessário, o ISI em Biossintéticos do SENAI CETIQT poderá atuar em conjunto com os 26 institutos que compõem o grupo.

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos iniciará suas operações no próximo ano. A previsão é que já no primeiro trimestre sejam assinados os primeiros projetos de parceria e que um primeiro laboratório de biologia sintética seja inaugurado até setembro. Sua implantação completa deverá estar finalizada até o final de 2016.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT passa a oferecer serviços para pesquisa em fibras e beneficiamento têxtil
SENAI CETIQT inaugura primeira fábrica modelo de confecção 4.0 do Brasil
Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Comentários