FIBRA apoia elaboração de planejamento estratégico de sindicatos

Direção das entidades se reuniu para traçar os planos e metas que irão nortear os sindicatos nos próximos anos

Os Sindicatos das Indústrias do Vestuário (Sindiveste) e Gráfica (Sindigraf) concluíram nesta semana o primeiro ciclo de elaboração de seus planejamentos estratégicos. Acompanhados pelo consultor Alberto Gaspar, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a direção das entidades se reuniram para traçar os planos e metas que irão nortear os sindicatos nos próximos anos.

A elaboração dos documentos ocorreram em dias e momentos diferentes. Enquanto as reuniões do Sindiveste foram feitas nos dias 15 e 16/10 as do Sindigraf ocorreram nos dias 20 e 21/10. Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), sob a tutela da Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical.

“Esse projeto tem a grande finalidade de favorecer o associativismo dentro das empresas.  Observamos os objetivos de cada entidade e traçamos os mapas estratégicos com os principais objetivos que os sindicatos almejam. Assim, conseguirão mais associados tendo sindicatos mais fortes e representativos”, comenta Alberto Gaspar.

As reuniões têm a finalidade de construir, de forma colaborativa, a identidade dos sindicatos e definir seus objetivos estratégicos para, a partir daí, definir temas do planos de ação. Nos encontros, os representantes das entidades elencam quais são suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, identificam onde querem chegar, repensam sua missão e visão.

Vivenciada esta etapa, é feito o plano de ação para que os sindicatos possam chegar onde almejam. “É importante atualizar nossas diretrizes, de acordo com a realidade dos cenário econômico e social que nos cerca”, comenta a vice-presidente do Sindiveste, Mábel de Bonis.

“É necessário melhorar a produtividade de nossos colaboradores, apoiar os designers da cidade e atrair os jovens para trabalhar em nosso setor”, afirma Mábel ao destacar as principais necessidades e demandas do sindicato.

Para o presidente do Sindigraf, Pedro Henrique Verano, estas ações são importantes para tornar mais factível os projetos e necessidades da entidade. “Nosso setor passa por muitas mudanças, que vai da atualização de tecnologias ao contexto econômico. Nosso segmento está mudando e precisamos acompanhar”, comenta.

Continuidade

Em maio, o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) construiu seu planejamento estratégico, que permitiu a entidade estabelecer novos rumos e monitorar as ações que facilitam a gestão do sindicato. Na oportunidade, foi oferecida ao sindicato a construção do plano de ação, levando em conta a defesa de interesses do setor, os serviços e produtos oferecidos.

Relacionadas

Leia mais

Fibra realiza Bate-Papo para incentivar sindicatos da indústria
Gestão de SST na era do eSocial entra em pauta na Fibra
Fibra orienta empresas sobre processos trabalhistas

Comentários