Ação do SENAI para divulgar oportunidades de formação atrai 300 mil visitantes em quatro dias

Projeto Mundo SENAI apresentou entre 9 e 12 de setembro principais modalidades do ensino técnico e áreas de atuação da entidade

O SENAI prepara trabalhadores para 28 segmentos da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica

Cerca de 300 mil pessoas passaram por unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em busca de informações sobre oportunidades de formação profissional. Durante quatro dias, de 9 a 12 de setembro, o projeto Mundo SENAI – realizado em mais de 400 unidades de todo o Brasil – apresentou as principais modalidades do ensino técnico e também as áreas em que a instituição atua. Os cursos oferecidos pela instituição preparam trabalhadores para 28 segmentos da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Em 2014, foram realizadas 3,6 milhões de matrículas em cursos, patamar que deve ser superado este ano.

Bruno Policarpo, 17 anos, estudante do terceiro ano na escola Santa Dorotéia, de Porto Alegre (RS), conheceu as instalações da Faculdade SENAI de Tecnologia e ficou interessado. "Minha ideia é fazer Análise de Sistemas, e o SENAI se tornou uma opção para o meu futuro", contou. Junto com uma turma de 50 estudantes do ensino médio,  ele participou de visita técnica e assistiu a uma palestra na faculdade. Ao todo, 64 unidades em todo o estado realizaram atividades semelhantes.

MUDANÇAS NA INDÚSTRIA – No Ceará, a instituição, que se mobilizou nos dias 11 e 12 de setembro, ofereceu também uma espécie de orientação profissional. O coordenador pedagógico da unidade de Jacareacanga, Alidomar Oliveira, contou que, quando o estudante participa do Mundo SENAI, ele conhece as oportunidades que a formação oferece e fica interessado. “Muitos saem daqui entusiasmados para fazerem um curso”, conta.

Os 1,5 mil visitantes que passaram por lá conheceram as instalações da instituição, passando por laboratórios e oficinas, com apresentação dos ambientes de estudo. Os instrutores que participaram da ação destacaram as oportunidades de mercado, com informações sobre os salários e as empresas que atuam nas áreas, em que será possível encontrar emprego. “Eu percebo que muitos dos que participam do Mundo SENAI não conhecem os cursos. Além disso, essa é uma oportunidade de mostrar a esses jovens as tendências da indústria”, ressalta o instrutor do curso de Mecânico de Manutenção, José Jedson.

UM NOVO MUNDO – No Mato Grosso do Sul, nove unidades do SENAI abriram suas portas para estudantes da rede pública e para a comunidade em geral. Um deles é Ergon Zamarian, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 26 de Agosto, em Campo Grande. Para ele, a visita permite conhecer várias profissões. “É uma forma de apresentar o mundo ao jovem, porque os cursos podem se complementar. Por exemplo, você um curso de mecânica e depois pode fazer uma faculdade relacionada a área”, comentou.

Colega de escola de Ergon, Aliane Elias Amaral, 17 anos, disse que a experiência na educação profissional pode fortalecer o currículo dos jovens. “Ver de perto essa realidade incentiva a pensar de forma diferente, porque, muitas vezes, estamos acostumados com a mesma rotina de ir à escola e se limitar àquilo, mas ir além te oferece maturidade e disciplina. Tudo isso é importante para a preparação para o trabalho”, afirma.

AMPLIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – Gerente de educação profissional e tecnológica do SENAI Nacional, Felipe Morgado, destaca que o esforço em ampliar a estratégia de informar a população sobre a educação profissional é central para melhorar a qualidade da indústria brasileira. “Temos um problema de produtividade e isso está associado a ainda baixa adesão à educação profissional no país”, revela ao destacar que menos de 10% dos jovens de fazem ensino técnico junto com a educação básica. Nos países da União Europeia, esse índice médio sobe para 50%.

Desde 1942, quando iniciou suas atividades, o SENAI já formou mais de 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, essa rede funciona com 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. Além disso, em agosto deste ano, a instituição ficou em primeiro lugar na olimpíada mundial de ocupações técnicas, a WorldSkills 2015, o que comprova seu nível de excelência.

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional é alavanca do futuro, diz Dilma Rousseff
Mundo SENAI apresenta oportunidades de carreira para jovens
Mundo SENAI recebe mais de 320 mil pessoas em todo o Brasil

Comentários