Educação profissional muda o futuro de jovens brasileiros

Olimpíada mundial de profissões, WorldSkills 2015, proporciona visibilidade a diferentes carreiras ligadas à indústria e ao setor de serviços

Depois de fazer o curso técnico em Informática, no SENAI, o estudante Tiago já pensa na faculdade na mesma área. "Foi uma escolha acertada", diz

Se você tem dúvidas sobre qual profissão escolher, uma passadinha rápida no Anhembi Parque, em São Paulo, pode te ajudar a tomar uma decisão. Você vai se deparar com 50 ocupações ligadas à indústria e ao setor de serviços. É a WorldSkills 2015, a olimpíada mundial de profissões. Com tantas possibilidades de carreiras, quem sabe você até escolhe um curso.

Foi exatamente a indecisão sobre o futuro profissional que fez o paulista Tiago Silva dos Santos, 25 anos, iniciar o curso técnico em Informática no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na capital paulista. “Eu gostava de informática, mas também tinha interesse por outras profissões da área de exatas. E eu queria entrar na faculdade depois. Aí eu decidi fazer o curso técnico em Informática para ter certeza se era isso mesmo”, diz.

Nesta quinta-feira (13), Tiago visitou a WorldSkills, junto com outros colegas da mesma turma. Hoje, com um ano e meio de curso, ele diz que foi uma escolha acertada. Tiago já está trabalhando na área e de olho na faculdade de Ciências da Computação. Para ele, é preciso mais investimento na educação profissional. Ouça clicando aqui.

UMA ESCOLHA, UMA PROFISSÃO – O também paulista André Silva, 18 anos, trabalha como voluntário na WorldSkills. Ele conhece bem o mundo da educação profissional, tanto que se formou como técnico em Mecatrônica no SENAI. Antes de começar os estudos, pensava em algo na área de Redes de Computadores. “Teve um pouco de influência do meu pai, que já fez Mecatrônica também”, afirma.

Para André, a escolha pelo curso técnico foi importante para que ele pudesse direcionar a graduação. “Terminei o ensino médio com uma profissão. É mais fácil para arrumar um emprego. Agora pretendo seguir na área e fazer uma engenharia. Se eu não tivesse feito o curso, não saberia o que eu realmente gosto de fazer”, diz.

O PESO DA ESCOLHA – Para o gerente de Estudos e Prospectivas do SENAI, Márcio Guerra, a escolha profissional é algo realmente difícil para os jovens. Por isso, a opção por um curso técnico, por exemplo, pode ser o caminho mais curto para o mercado de trabalho. "Na hora dessa escolha, é importante levar em consideração o que cada um gosta. Ao fazer um curso técnico, ele se aproxima do mercado de trabalho. Com certeza, depois dessa aproximação, fica muito mais fácil ingressar em uma carreira de nível superior. Geralmente são profissionais reconhecidos no mercado porque têm uma experiência diferenciada”, explica.

A WORLDSKILLS – A competição reúne 1.200 jovens de 62 países que  disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica manufatura integrada, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, polimecânica, joalheria, panificação e outras. Nas provas, os competidores precisam executar tarefas do dia a dia. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

VISITAÇÃO GRATUITA – A entrada é de graça. Nesta sexta-feira (14), a visitação vai das 9h às 17h e no dia 15 (sábado), das 9h às 16h. Ônibus gratuitos saem de hora em hora em frente ao Arquivo Público de São Paulo, perto da estação Tietê do metrô. A volta para o local de partida também sai de hora em hora.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/delegacao-brasileira/
Informações gerais: www.senaiolimpiadas.com.br/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Competidores iniciam corrida por medalhas nas 50 ocupações da WorldSkills
Vídeo: Cerimônia de abertura ressalta diversidade cultural do Brasil
Veja os grandes números da olimpíada mundial de profissões

Comentários