Conheça os campeões do Festival SESI de Robótica

Festival aconteceu dentro da WorldSkills, a olimpíada mundial de profissões, entre os dias 12 a 15 de agosto no Anhembi Parque, em São Paulo

O Festival SESI de Robótica FLL teve quatro dias de disputa com muita animação e aprendizado. A competição aconteceu dentro da WorldSkills, a olimpíada mundial de profissões, no Anhembi Parque, em São Paulo. Mais de 500 estudantes de escolas públicas e particulares, com idades entre 9 e 16 anos, participaram do Festival. Eles tiveram como desafio o tema Trash Trek (processamento do lixo), que faz parte da nova temporada.

A ideia é estimular os alunos a buscar soluções para a coleta, o manejo, o destino e até o reaproveitamento do lixo. Para o estudante Leonardo Vilalobos, de 13 anos, do Colégio Koelle, de Rio Claro (SP), o evento serviu como uma preparação para os torneios regionais que vão ser realizados a partir de novembro. “Ajuda bastante porque a gente vê o que as outras equipes estão fazendo. Com isso podemos pegar algumas ideias e também dar alguma dica”, disse.

Já para a estudante Gabriela Conceição, de 15 anos, da Fundação Bradesco, de Osasco (SP), a competição teve um gostinho de quero mais. Embora seja apaixonada pela robótica, ela nunca participou de uma disputa oficial. Agora, Gabriela e sua equipe querem convencer a Fundação a entrar no torneio oficial. “É uma experiência maravilhosa pra gente que está aqui. Estamos descobrindo muita coisa nova e tendo ideias sensacionais sobre o tema. A vontade participar do torneio de Robótica está a mil. Agora a gente precisa convencer a escola”, afirmou.

Ao todo, 64 times participaram da disputa que serviu de preparação para a próxima temporada do Torneio Nacional de Robótica

OS MELHORES - A cada dia, 16 equipes diferentes participaram da disputa, chegando a 64 times. Com isso, os times foram premiados diariamente em quatro categorias: Design de Robô (os próprios alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e depois apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida); Projeto de Pesquisa (um problema é pesquisado, conforme o tema do desafio, nesse caso é o lixo); Core values (os estudantes também são avaliados pelo trabalho em equipe);  e Desafio do Robô (os robôs autônomos cumprem as missões na mesa da competição).

Veja abaixo quais times levaram a melhor nessa disputa. Acesse também o Facebook do Torneio de Robótica e o Instagram para ver as fotos.
 

Festival SESI de Robótica FLL - Campeões
  Desafio do robô Design do robô Core Values Projeto de pesquisa Champion’s Award
12/08 Tracktana Lênix Futurama Tecnobody Crazybóticos
13/08 Roboecus Samitec Lego on Fire AC/DC/EG Roboecus
14/08 Mega Snakes Jedi’s Turbotubies Cyberzukas Mega Snakes
15/08 Bazinga Klingons Guardião dos Mares Acesso Livre ETEP

Relacionadas

Leia mais

WorldSkills 2015 foi um grande sucesso, avalia diretor-geral do SENAI
WorldSkills 2015 é destaque no Jornal Nacional, da TV Globo
7 motivos para visitar a WorldSkills 2015, em São Paulo

Comentários