Representante do Mato Grosso na WorldSkills sonha com o trabalho nos canteiros de obras

Uma das cinco mulheres da delegação que representa o Brasil, Vanessa terá de montar uma estrutura metálica para moldar concreto que pesa 90 quilos

Vanessa mora atualmente em Cuiabá

Na infância, Vanessa da Silva, 18 anos, não gostava muito de brincar com bonecas. Gostava mesmo de consertar coisas em casa. Foi por isso que se inscreveu no curso técnico de Edificações no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mas, devido à pouca idade, não pode seguir no curso. Enquanto isso, fez curso de qualificação de assistente administrativo e a experiência logo confirmou: sua área profissional era mesmo ligada à construção civil.

Um ano se passou e as aulas de edificações começaram. O gosto se transformou em dedicação que rendeu a ela a seleção para participar da Olimpíada do Conhecimento. Como resultado do esforço, veio a medalha de bronze na ocupação Jardinagem e Paisagismo na etapa nacional da competição realizada em 2014. O desempenho não garantia uma vaga na disputa internacional e, por isso, Vanessa e seu companheiro de equipe, Wenderson Campos de Oliveira, voltaram para Cuiabá (MT). Para surpresa de ambos, um mês depois, receberam o convite para representar o Brasil em uma nova ocupação – a de Construção de Estruturas para Concreto. Treinaram muito e alcançaram o índice exigido para a vaga à WorldSkills.

Uma das cinco mulheres da delegação que representa o Brasil, Vanessa terá de montar, com seu companheiro de equipe, uma estrutura metálica para moldar concreto que pesa 90 quilos. “O próprio treinamento me deu preparo físico para isso. Fico olhando as imagens dos homens fortes dessa ocupação e sei que tenho capacidade de fazer melhor que eles”, diz confiante.

FUTURO NA ENGENHARIA - Vanessa forma com o casal de irmãos mais velhos uma família de futuros engenheiros. Atualmente, todos moram em Cuiabá com a mãe, uma tia e os dois filhos da irmã. “Meu irmão fez o curso técnico em Edificações antes de mim. Ele chegava em casa falando do que estava estudando e eu tive certeza que era isso que queria”, conta Vanessa. Os dois irmãos mais velhos estudam Engenharia Civil, ela, Elétrica, mas já decidiu mudar de curso ao final do ciclo básico de disciplinas. “Eu tenho uma bolsa do ProUni e minha nota do ENEM não deu para entrar na Civil, mas decidi que vou mudar”, explica.

Essa é a segunda vez que o caminho profissional de Vanessa vai dar uma volta antes de tomar o rumo definitivo. Com bom humor de quem ainda nem completou os 20 anos, ela não encara as experiências do curso de assistente administrativo e o início da faculdade na Elétrica como perda de tempo.

Para o futuro, a jovem mato-grossense planeja trabalhar em canteiros de obras. Antes, porém, gostaria de se dedicar à preparação de outros competidores para a Olimpíada do Conhecimento. As conquistas nos torneios de educação profissional despertaram essa nova paixão. “Penso no que vivi desde 2013 e falo: agora vai acabar?”, desabafa. Se houver oportunidade para atuar como avaliadora da Olimpíada do Conhecimento, Vanessa diz que aceita até mudar de estado.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.

Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site da disputa. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

7 cursos técnicos que você não imaginava existir no SENAI
Definida a equipe que representará o Brasil na competição mundial de profissões técnicas
SENAI, SESI e IEL abrem cerca de 3 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

Comentários