Estudantes têm atendimento de coaching profissional no Fórum IEL de Carreiras

Individualmente, durante uma hora, cada jovem recebe orientações de como potencializar suas habilidades em busca do melhor desempenho profissional e boas oportunidades

Durante o atendimento, que dura aproximadamente uma hora, é feito um mapeamento da vida atual de cada jovem

Os estudantes ou profissionais recém-formados que passam pelo Fórum IEL de Carreiras, em Porto Alegre, no shopping Praia de Belas, encontram muito mais que oficinas e palestras. Há também um atendimento decoaching profissional realizado por orientadores pedagógicos, assistentes sociais e psicólogos. Individualmente, durante uma hora, cada jovem recebe orientações de como potencializar suas habilidades em busca do melhor desempenho profissional e boas oportunidades. 

Foram feitas 155 inscrições para os dois dias do Fórum, com agendamento prévio pela internet. Quem não tiver horário marcado, pode entrar na lista de espera. O atendimento vai até as 21h deste sábado (20), último dia do Fórum IEL de Carreiras. 

A assistente técnica do IEL gaúcho, Amanda Grando Gaia, diz que as dúvidas variam de acordo com o nível de ensino. Segundo ela, quem está no ensino médio, por exemplo, se preocupa com qual carreira seguir. Já o pessoal de faculdade está em busca de uma vaga melhor no mercado, salário maior e ser um empreendedor de sucesso. 

O estudante Guilherme Silva saiu da sessão com novos planos

Durante o atendimento é feito um mapeamento da vida  atual da pessoa. “A partir daí nós verificamos o que ela quer para uma vida ideal. Com isso, avaliamos o que precisa ser feito em termos de cursos, capacitações, experiências no exterior e outras ações, sempre de acordo com cada perfil” explica Amanda. 

A psicóloga do IEL, Suele Rizzo, explica que o coaching é importante principalmente para o jovem que ainda não definiu uma profissão. “A ideia é levantar um leque de possibilidades vinculadas ao seu comportamento e suas habilidades. Tudo isso pode dar um indício de qual carreira seguir”, afirma. 

Para ela, o primeiro passo para tomar uma decisão sobre o futuro profissional é o autoconhecimento, perceber quais são os seus talentos. Ouça clicando aqui.

MUDANÇA NOS PLANOS – O estudante de administração, Guilherme Silva, de 20 anos, chegou ao coaching pensando em mudar de cargo dentro da empresa onde trabalha, em Lajeado (RS). “Hoje sou auxiliar de produção, mas como eu gosto da área administrativa, sinto que não estou agregando muito. Acho que a gente tem que trabalhar para aprender e não apenas para receber dinheiro. Ocoaching me ajudou a criar uma meta para mudar a minha situação na empresa”, conta. 

Já o estudante Anderson Damian, de 22 anos, percebeu que precisa administrar melhor o tempo. Hoje ele faz o curso de técnico em Mecânica e de tecnólogo em Automação Industrial. “Depois desse mapeamento vi que preciso de mais tempo, até porque agora estou decidido a fazer um curso de idiomas também. A partir dessa conversa vou me organizar melhor para alcançar esse objetivo”, diz. 

MULTIMÍDIA – Veja as fotos do Fórum IEL de Carreiras em Porto Alegre no Flickr da CNI

Relacionadas

Leia mais

Estudantes do Mato Grosso conquistam o ouro no mundial de profissões técnicas
Inova Talentos aprova 206 novos projetos e abre 316 vagas para bolsistas

Comentários