CNI e parceiros promovem palestras sobre ferramentas de facilitação de comércio em seis cidades

Além das ferramentas, o evento terá a apresentação do estudo O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de Transformação

Até novembro, seis cidades brasileiras sediarão o evento Road Shows: promovendo iniciativas de facilitação do comércio. O evento é voltado para empresas e operadores de comércio exterior e apresentará as vantagens e benefícios do Portal Único de Comércio Exterior, do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) e do Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros (Capta). As palestras são gratuitas. Além das ferramentas, o evento terá a apresentação do estudo O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de Transformação.

O Road Show é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Embaixada do Reino Unido, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o Instituto Aliança Procomex, e as Federações de Indústrias estaduais. Em maio, Belo Horizonte estreou o início das palestras, que seguem para Porto Alegre, Campo Grande, Fortaleza, Salvador e Manaus (confira programação abaixo).

CONHEÇA - O Portal Único é uma iniciativa do MDIC e da Receita Federal que unifica os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação do país e simplifica as operações de compra e venda de bens e o trânsito aduaneiro. 

O OEA é uma certificação concedida pela Receita Federal às empresas que comprovam a segurança e o cumprimento das normas tributárias e aduaneiras no comércio exterior, para acelerar o despacho de mercadorias na aduana e garantir maior segurança e competitividade para o país. 

O Capta, por sua vez, é uma plataforma online que reúne informações de 53 tratados comerciais assinados pelo Brasil e permite a simulação da aplicação de tarifas e preferências dadas aos produtos e serviços em relação aos mercados internacionais.

As inscrições podem ser feitas aqui no Portal da Indústria e mais informações sobre o evento em cada cidade podem ser obtidas por meio da Federação de Indústria que sediará o evento.

PROGRAME-SE
23 de junho: Porto Alegre, sede da FIERGS   
23 de julho: Campo Grande, sede da FIEMS
27 de agosto: Fortaleza, sede da FIEC 
14 de outubro: Salvador, sede da FIEB 
19 de novembro: Manaus, sede da FIEAM

Relacionadas

Leia mais

CNI e SESI promovem debate sobre desafios da saúde suplementar
VÍDEO: Diretora da CNI e empresários falam sobre experiências e desafios da gestão hídrica
CNI e Eletrobras promovem seminário sobre os desafios do Setor Elétrico

Comentários