Química, Tecnologia e Inovação

Saiba quais são as ações realizadas pelo SENAI CETIQT para intercâmbio de conhecimento com empresas dos segmentos têxtil, de confecção e químico, visando ofertar cursos, serviços tecnológicos e inovação à indústria brasileira

Para apresentar o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Têxtil e de Confecções e o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintética, o SENAI CETIQT vem realizando ações para intercâmbio de conhecimento com empresas dos segmentos têxtil, de confecção e químico,visando ofertar cursos, serviços tecnológicos e inovação à indústria brasileira. Neste contexto, no dia 26 de maio, o diretor-executivo Cid Vianna recebeu a visita da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) que, além de conhecer o portfólio de produtos, a Faculdade de Tecnologia SENAI Cetiqt, visitou a instituição e realizou reunião de trabalho.
 
Segundo Paulo Coutinho (Braskem), coordenador da Comissão, o grupo se reúne para debater temas de interesse da área química, as tendências do setor, bem como o desenvolvimento da pesquisa tecnológica no Brasil. Um dos temas de maior destaque abordados na reunião foi o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintética, que será implantado no SENAI CETIQT.
 
O novo ISI tem como foco o desenvolvimento de soluções em química sustentável por meio de biotecnologia, e novos recursos renováveis para o estabelecimento de novos produtos e processos. Com o apoio de dez empresas âncoras - Braskem, Buckman, Loréal, Elequeiroz, Eastman, Solvey, Oxiteno, Granbio, Lanxess e Basf – foram realizados vários workshops, com a condução e apoio do Instituto Fraunhofer, visando mapear e identificar as demandas industriais do segmento químico e tem na ABIQUIM a grande apoiadora para implantação desse instituto. A próxima fase é a de contratação de equipes multidisciplinares que consigam trabalhar, pesquisar e produzir conhecimento para o desenvolvimento de soluções industriais e inovação.
 
Sobre a ABIQUIM
 
A Associação Brasileira da Indústria Química ABIQUIM -  entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964 - congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. Está estruturada para realizar o acompanhamento estatístico do setor, promover estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanhar as mudanças na legislação e assessorar as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior.
 
A entidade representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos. Em outubro de 1996, a ABIQUIM passou a representar a indústria química brasileira no Conselho da Indústria Química do Mercosul - CIQUIM e no Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas - ICCA, entidade que coordena o programa Responsible Care e que representa a indústria química mundial em diversos foros ligados à área de comércio internacional.

Relacionadas

Leia mais

A era dos robôs: tecnologia amplia produtividade, transforma educação e salva vidas
5 razões para inscrever a sua empresa no Prêmio Nacional de Inovação
Cursos do SENAI CETIQT são reformulados para atender novas demandas da indústria têxtil e química

Comentários