SENAI CETIQT investe em laboratórios mais modernos

O foco está em trazer em equipamentos de alta tecnologia para os alunos

A fim de melhor atender seus alunos, colaboradores e à indústria, o SENAI CETIQT vem investindo em equipamentos de alta tecnologia. As aquisições fazem parte do projeto de modernização das Plantas Piloto de Tecelagem, Confecção e Inovação, e do Laboratório de Microscopia (Fibras Têxteis), que compõem a Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI).

Recentemente a instituição recebeu 16 novos microscópios binoculares e dois microscópios trinoculares. Os aparelhos podem ser usados para diversas ações, como iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso, disciplinas eletivas, disciplinas da grade (Ciência de Polímeros e de Fibras), futuros cursos de extensão e serviços técnicos, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas.  

Uma das funções dos microscópios trinoculares é a possibilidade de captar e transmitir imagens ao vivo, o que trará benefícios não só para a execução de serviços laboratoriais, mas também para a área de ensino. “Com esse recurso, a construção de materiais didáticos institucionais, principalmente nos cursos oferecidos a distância (EAD), será muito mais prática”, informou André Peixoto, coordenador da CDTI.

As colaboradoras Lilian Gasparelli e Simone Rezende são as profissionais designadas para estarem a frente do laboratório e ficarão responsáveis pelas próximas aquisições. Uma delas é a de um Equipamento Piloto de fiação de fibras químicas/sintéticas termoplásticas, assim como aparelhos de reologia para processamento de polímeros, permitindo, dessa forma, que “o segmento de processamento de fibras sintéticas possa se tornar uma realidade na instituição, abrindo um leque de possibilidades”, ressaltou Peixoto.​

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI CETQT organizam Desfile do Bem da AMICCA
SENAI inaugura Laboratório de Válvulas Industriais
Laboratório Aberto do SENAI recebe vencedores do Grand Prix de Inovação

Comentários