Estudantes de todo o país disputam, no DF, etapa nacional do Torneio de Robótica organizado pelo SESI

Os quatro critérios de avaliação serão design de robô, projeto de pesquisa, core values e desafio do robô

Com o desafio de apresentar novas formas de aprendizagem, 600 estudantes de vários estados participam da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Brasília. A competição, organizada pelo SESI , será realizada de 13 a 15 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada aberta ao público. O Torneio reunirá as 60 melhores equipes do país, que garantiram vaga nas seletivas regionais. Os times são formados por estudantes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares.

A temporada 2014/2015, denominada FLL WORLD CLASS, desafia os competidores a desenvolver propostas para a aprendizagem no futuro e fazer com que a busca pelo conhecimento seja mais instigante e criativa. Cada equipe escolheu um tema e apresentou uma solução inovadora para aperfeiçoar o aprendizado. São ideias que podem sair do papel e virar realidade, por exemplo, dentro da própria escola.

Durante os três dias de competição, as equipes serão avaliadas em quatro critérios:

•    Design de robô: os próprios alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e depois apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida.

•    Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio. Soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas.

•    Core values: os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Essa é a única categoria eliminatória.

•    Desafio do robô: são três partidas de 2min30 para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

Para chegarem à etapa nacional, as 60 equipes participaram de dez etapas regionais, das quais participaram cerca de 3,5 mil estudantes de todo o Brasil. A equipe vencedora do Torneio Nacional de Robótica poderá participar do World Festival, evento mundial da FLL que ocorrerá em Saint Louis, nos Estados Unidos, com as melhores equipes de robótica do mundo.

APRENDER BRINCANDO – Muito além dos robôs e de uma disputa divertida e emocionante, a Robótica faz parte de um processo em que alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática. O objetivo é fazer com que essa experiência criativa desperte o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia.  A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, que a indústria necessita.

O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) realizado em mais de 80 países, com mais de 200 mil crianças por ano. No Brasil, a competição se consolidou nos últimos 10 anos. Em 2013, o Serviço Social da Indústria (SESI) foi convidado para ser o organizador do evento.

MULTIMÍDIA - Todas as fotos do evento estão no perfil da CNI no Flickr. Acompanhe a disputa também pelo Facebook, Instagram, e pelo perfil do Torneio no Snapchat: @roboticafll.

*Infográfico atualizado no dia 12/03

TODAS AS NOTÍCIAS DO TORNEIO

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Alunos de Robótica do SESI do DF compartilham conhecimentos com escolas públicas
Olimpíada do Conhecimento recebe visita do vice-governador do DF
Equipe do SESI sobe no pódio do principal torneio de robótica do mundo

Comentários