Novidade do Programa de Desenvolvimento Associativo ajudará empresas a explorar mercado externo

O PDA terá mudanças em 2015

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) terá mudanças em 2015. Os cursos, oficinas e palestras oferecidos pelo Associa Indústria e o Avança Sindicato, as duas vertentes da iniciativa, ganharão novos conteúdos.

De olho nas vantagens competitivas da internacionalização, o Associa Indústria – desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – trará orientações para ajudar empresas a explorar as potencialidades de negócios no exterior. O curso Como se preparar para o mercado internacional? foi formulado em conjunto com a Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) , que apoia o processo de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras.

“O curso servirá para esclarecer quais são as formas de inserção no mercado internacional e o que micro e pequenas empresas precisam fazer para chegar lá. Como empresas menores não têm a mesma estrutura e recursos de grandes companhias, é essencial mostrar que, por meio do associativismo, é possível obter o suporte necessário para realizar esse movimento”, explica a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

A parceria com a Rede CIN trará outros benefícios, além do curso. “A partir disso, os sindicatos poderão atuar como articuladores entre sua base industrial e os Centros Internacionais de Negócios, aproximando quem precisa de apoio de quem pode oferecer”, acredita o gerente-executivo de Comécio Exterior da CNI, Diego Bonomo.

INSTITUCIONAL - O Avança Sindicato, por sua vez, somará novos conteúdos. Entram no cronograma a palestra Sistema de inteligência de negócios da indústria e as oficinas Atendimento Consultivo no Sistema Indústria, Praticando a negociação coletiva, Media training e Mobilização para defesa de interesses, voltadas para líderes sindicais.

Relacionadas

Leia mais

IEL promove qualificação de mais de 31 mil executivos e gestores em 2014
Indústria traça agenda para ampliar comércio exterior em 2015
Crescem as dificuldades na indústria da construção e empresários preveem início de ano fraco

Comentários