Prevenção de problemas ambientais é tema de curso para industriais

Ação foi conduzida por Luciano Alencar, consultor da CNI, no Edifício asa da Indústria, na capital sul-mato-grossense

A prevenção de problemas ambientais nas indústrias foi o tema central do curso realizado nesta terça-feira (11/11), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), desenvolvido pela Fiems em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Durante o encontro, o consultor da CNI, Luciano Alencar, compartilhou as principais normas e os procedimentos vigentes relacionados ao licenciamento ambiental. "A ação empresarial coletiva é o caminho mais eficaz para defender a modernização da legislação ambiental", afirmou.

O curso também tratou da importância de se incorporar a dimensão ambiental às estratégias e aos processos de gestão das empresas. "O tema do meio ambiente está enraizado no dia a dia das empresas e nós trazemos essa discussão sobre a lei e como resolver os problemas. Essa também é uma forma de integraras os empresários e estimular a ação empresarial coletiva para defender mudanças que tornem as normas ambientais mais simples", destacou.

Para o empresário Nilvo Della Senta, da ND Metal, participar do curso permite adquirir informações atualizadas para adequar a empresa as exigências. "O tema é relevante para alertar as empresas quanto a importância de incorporarem no seu dia a dia a preocupação ambiental em sua estratégia de gestão para que sejam cumpridas", declarou.

O gestor ambiental da empresa MRV Engenharia, Abadio Furtado, ressaltou que as empresas passam por uma quantidade de exigências e problemas. "O principal objetivo é buscar conhecimento constante da atualização, pois as empresas vem enfrentando bastante problemas quanto as questões ambientais e a empresa depende do profissional atualizado para buscar as melhores soluções", comentou.

A técnica da Assessoria Sindical da Fiems, Aline de Paula Cardoso, acredita que o associativismo representa um mecanismo que gera maior representação e fortalece as ações dos sindicatos. "Os encontros têm como objetivo discutir temas que impactam a competitividade da indústria e a necessidade de atuar coletivamente para defender um ambiente de negócios mais favorável", ressaltou.

Relacionadas

Comentários