Estudantes do Senai-MT plantam árvores para reduzir impacto de CO2

A ação prevê a compensação do gás carbônico (CO2) que foi emitido nas atividades dos trabalhadores e estudantes de Cursos Técnicos da instituição em 2013

“Hoje minha filha tem dois anos, daqui a 15 anos ela estará morando em um lugar muito menos arborizado do que eu. Por ela, e pelos que estão por vir, eu estou fazendo a minha parte”. Este é o depoimento da estudante de Recursos Humanos da Escola Senai da Construção, Ludimila Souza Borges, de 17 anos. Ela plantou cerca de 10 mudas de árvores nativas do cerrado nesta terça-feira (04/11). A ação prevê a compensação do gás carbônico (CO2) que foi emitido nas atividades dos trabalhadores e estudantes de Cursos Técnicos do Senai-MT em 2013. Serão plantadas 10.627 mudas no mês de novembro.

O cálculo sobre o número de árvores a serem plantadas ocorreu após uma pesquisa que envolveu questionamentos sobre o trajeto que estudantes e trabalhadores fazem para chegar até as unidades e qual o veículo que utilizam para o transporte, entre outros. Calcula-se que, em 2013, a emissão foi equivalente a 1.455,54 tCO2. Devolver para a natureza o que foi extraído dela não é simples. No entanto, a instituição tem trabalhado no sentido de contribuir com a preservação do meio ambiente e conscientização dos estudantes.

Cada uma das oito unidades e mais o Departamento Regional trabalharam diferentes formas de distribuição ou plantio das mudas, além de ações de conscientização junto aos alunos e professores. A Escola Senai da Construção levou os estudantes dos cursos Técnicos em Jardinagem e Paisagismo, Recursos Humanos, Edificações e Design de Interiores, para plantarem árvores em uma área de reflorestamento na região da Guia. O restante das mudas serão plantadas durante a Feira Tecnológica que ocorre de 13 à 15/11 no Distrito Industrial. Enquanto isso, durante os três períodos, os estudantes do Senai-Várzea Grande participaram de palestras educativas e receberam mudas para levar para casa.

A estudante do curso Técnico de Paisagismo, Laura Maria Pereira, de 17 anos, disse que desde pequena foi estimulada pela avó a preservar a natureza. “Ela me ensinou a plantar e a cuidar da natureza. Não importa se for uma ou duas árvores, eu sei que já faz diferença”, observa.

Em Rondonópolis, de quarta-feira (05/11) a sexta-feira (07/11), ocorrem palestras com os temas: A importância da manutenção das áreas verdes, Resíduos Sólidos Eletrônicos, Economia de Energia e Energias renováveis, Logística Reversa e Logística Verde e Automação de ambientes visando economia de energia e recursos. O plantio de mudas será realizado no Bairro Dom Osório, pela coordenação dos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente. Em Cáceres, durante toda esta quarta-feira (05/11), serão realizadas palestras. Entre os temas está o ‘Desequilíbrio do Planeta e Efeito Estufa’, com o professor Fernando Guilbert Pinheiro. No dia 22/11, haverá o plantio de árvores na avenida São Luiz, BR-070. As mudas foram doadas pelo Instituto Cometa.

Em Barra do Garças, o plantio de árvores ocorreu nesta terça-feira (04/11) dentro da Unidade Operacional com distribuição de mudas na rodoviária. Nesta quinta-feira (06/10), serão entregues mudas para gestores das indústrias da região e no sábado (08/10), o plantio ocorrerá em lugares públicos da cidade. Em Juína, o objetivo é realizar o plantio na reserva ambiental no Parque Municipal. Ao todo, serão 508 mudas de diversas espécies florestais, doadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Mineração e Meio Ambiente do Município de Juína. As demais unidades ainda estão definindo as ações.

A implantação do projeto piloto para quantificar a emissões de gases ocorreu em 2008. De acordo com as diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, o evento em 2014, ocorre no mês em que a instituição comemora 10 anos da certificação ISO 9001. “Estamos celebrando a excelência de uma gestão que busca a melhoria contínua. Sabemos que é nossa missão enquanto instituição de ensino transmitir valores aos jovens, dentre eles o respeito à natureza. Da mesma forma, estamos estimulando a indústria ao torná-la parceira desta ação”, esclarece.

Relacionadas

Leia mais

Senai-MT integra X encontro anual da Fortec
Senai-MT realiza Interação entre colaboradores de todo o Estado
Setor sucroenergético precisa de investimentos de US$ 31 bilhões para contribuir com metas de redução de emissões de CO2

Comentários