ENAI 2014: Crescimento da economia depende de reforma tributária e fiscal

A reforma desse sistema e a redução dos gastos públicos são decisivas para garantir o crescimento da economia, concluem participantes

Flávio Castelo Branco, Marcos Mendes e Glauco Côrte participaram do painel Estratégia Tributária e Fiscal

O atual sistema tributário desestimula a produção e os investimentos, porque traz pesados ônus às empresas. A reforma desse sistema e a redução dos gastos públicos são decisivas para garantir o crescimento da economia.  A conclusão é dos participantes do painel Estratégia Tributária e Fiscal , do 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que começou nesta quarta-feira (5) e se encerra amanhã (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

“É preciso simplificar o sistema tributário”, recomendou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.  O gerente executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, observou que a reforma tributária deve ter objetivos claros, prazos definidos e combinar medidas de curto prazo com ações de longo prazo.

Para o consultor Legislativo do Senado Marcos Luiz Mendes, a reforma tributária, que está há muitos anos na agenda do Brasil, não é feita porque as mudanças provocam a queda na arrecadação. “Não há interesse dos governos em fazer a reforma tributária, porque a perda de receita representa uma ameaça a algumas despesas públicas”, disse Mendes. Ele destacou que dificilmente a reforma será realizada no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. “Há uma tremenda crise fiscal. Terá pouco espaço político para fazer a reforma, porque a prioridade será resolver essa crise. O mais provável é que tenha aumento de imposto”, afirmou.

“O Estado cresce mais que o setor privado” - Glauco José Corte

TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE - Segundo Mendes,  o Brasil cresce pouco porque gasta muito.  Para controlar as despesas públicas, ele disse que o governo deve concentrar recursos nos programas sociais mais eficientes e com maior capacidade. Precisa ainda aumentar a transparência das contas públicas e a responsabilidade fiscal, porque isso evitaria a pressão de grupos políticos por gastos que produzem poucos efeitos sociais ou econômicos. “O desafio é redistribuir renda sem aumentar o gasto público”, avaliou.

O presidente da FIESC disse que é o governo que precisa tomar a decisão política de enxugar a máquina pública. “O Estado cresce mais que o setor privado”, afirmou Côrte. O economista da CNI acrescentou que é preciso criar mecanismos independentes para a verificação das contas públicas, da definição à execução do orçamento.

REFLEXÕES PARA O PAÍS - O Encontro Nacional da Indústria, que ocorre anualmente desde 2006, é a maior reunião de líderes empresariais e representantes de sindicatos e associações industriais de todo o país. No evento, empresários, representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos refletem, debatem e propõem ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia brasileiras. O ENAI expõe a agenda do setor produtivo e fortalece o diálogo entre os empresários, o governo e os outros segmentos da sociedade.

PROPOSTAS DA INDÚSTRIA - Confira o site com todos os estudos organizados pela CNI com as sugestões do setor para o próximo governo. Nele é possível fazer o download dos estudos em PDF ou dos infográficos que resumem as 42 propostas.

MULTIMÍDIA - O Portal da Indústria transmite a 9ª edição do ENAI ao vivo. Você também pode acompanhar a cobertura completa do evento nos perfis da CNI no Facebook e no Twitter, além de acessar as principais fotos no Flickr.
 

COBERTURA COMPLETA

Relacionadas

Leia mais

Brasil precisa simplificar sistema tributário para atrair investimentos estrangeiros, diz pesquisador de Harvard
Sistema tributário precisa ser simples e transparente
Mais de 70% das indústrias reprovam o sistema tributário brasileiro

Comentários