Confiança do empresário continua caindo, informa pesquisa da CNI

Tendência de baixa é confirmada pelo índice de 12,3 pontos inferior à média histórica

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 44,8 pontos em novembro. O valor é um ponto menor que o registrado em outubro e 12,3 pontos inferior à média histórica que é de 57,1 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50 indicam falta de confiança.

Com a queda registrada em novembro, o índice chegou ao nível mais baixo da série histórica, que começou em 1999.  "O ICEI ficou ainda mais distante da linha divisória dos 50 pontos, o que mostra que a falta de confiança está cada vez mais disseminada entre os empresários industriais", diz a CNI.

A falta de confiança é maior na indústria de transformação, segmento em que o ICEI ficou em 44,3 pontos em novembro, valor 9,1 pontos menor do que o registrado no mesmo mês de 2013. Na indústria extrativa, o índice caiu para 44,6 pontos e, na de construção, recuou  para 45,0 pontos.

O gerente executivo de Política Econômica da CNI Flávio Castelo Branco aponta as causas para a falta de confiança do empresário. Ouça clicando aqui.

MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS - Conforme a pesquisa, os índices de confiança nas médias e nas grandes empresas são os mais baixos desde 1999, quando começou o levantamento. Nas médias empresas, o indicador ficou em 43,7 pontos  e, nas grandes, em 45,4 pontos.  Nas pequenas empresas caiu para 44,6 pontos em novembro.

O levantamento foi feito entre 3 e 12 de novembro com 2.807 empresas de todo o país, das quais 1.078 são de pequeno porte, 1.059 são médias e 679 são de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para ver todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga o ICEI e o INEC nesta quinta e sexta-feira
VÍDEO: Confiança do empresário industrial cresce em novembro
Confiança do empresário diminui em novembro, informa CNI

Comentários