SESI lança Rede de Promoção da Saúde do Trabalhador

Soluções integradas em promoção da saúde no trabalho permitirão reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas

O Serviço Social da Indústria (SESI) oferecerá soluções integradas em promoção da saúde no trabalho que permitirão reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas. Para isso, a partir de 2015 a instituição formará consultores em gestão da saúde corporativa que auxiliarão indústrias a identificar investimentos em qualidade de vida dos trabalhadores que têm maior potencial de retorno.

A novidade foi apresentada durante a primeira reunião da Rede SESI de Promoção da Saúde do Trabalhador, que reúne técnicos do departamento nacional e de regionais em Brasília que começou nesta segunda-feira (8), e termina nesta quarta-feira (10). O objetivo da rede é permitir a troca de experiências e disseminação de boas práticas do SESI na promoção da saúde e prevenção de doenças entre os trabalhadores. Além disso, a rede pretende criar novos produtos e serviços que contribuam para a redução dos custos da indústria com faltas ao trabalho e presenteísmo de trabalhadores (quando se está no trabalho, mas não tem produtividade).

INSTITUTOS SESI DE INOVAÇÃO - Conforme o gerente-executivo de Qualidade de Vida do SESI, Sérgio Motta, além de serviços nas áreas de promoção da saúde, gestão do absenteísmo (faltas ao trabalho) e reabilitação de trabalhadores que se afastaram do trabalho por longo período por doença ou acidente, o SESI desenvolverá pesquisas e tecnologias para melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores nas empresas. “Serão criados sete Institutos SESI de Inovação até 2016”, declarou o gestor.

Outra frente que será trabalhada pela entidade a partir de agora será o monitoramento de saúde e hábitos de vida dos profissionais da indústria. Segundo Motta, esse sistema de informação vai auxiliar a gestão da qualidade de vida nas empresas e o levantamento de dados para que as indústrias atendam exigências legais, com o eSocial, que obriga os empregadores a enviar informações ao governo sobre obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

De acordo com a Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, que participou do encontro com os profissionais do SESI, as ações da entidade estão alinhadas à Política Nacional de Promoção da Saúde do governo federal, que tem entre os princípios a territorialidade e a autonomia dos indivíduos. “O local de trabalho, assim como comunidades, também é território da saúde e temos como objetivo tornar esses ambientes mais saudáveis”, destacou. “Além disso, é importante que os trabalhadores sejam capacitados para monitorar sua própria saúde”, disse Patrícia.

Relacionadas

Leia mais

Dilma Rousseff diz que Olimpíada do Conhecimento constrói alicerce para o futuro
Conheça Belém, a cidade-sede dos Jogos Nacionais do SESI de 2014
SESI oferece mais de 200 cursos gratuitos em todo o país

Comentários