Projetos de alunos do SENAI do Rio Grande do Sul são premiados em Feira do Nordeste

Neste ano, 200 projetos de escolas federais, estaduais e municipais foram selecionados, de um total de 600 inscritos

Uma bancada didática de elementos mecânicos, desenvolvida para facilitar o ensino em mecânica, foi o projeto vencedor na categoria Engenharias da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia 2014 (Fenecit), realizada na última semana na Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão do Guararapes (PE). A feira é inspirada no movimento de iniciação científica para o ensino básico no Brasil, liderado pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP (Febrace), em São Paulo; Mostratec, no Rio Grande do Sul e Feira Ciência Jovem de Pernambuco. Neste ano, 200 projetos de escolas federais, estaduais e municipais foram selecionados, de um total de 600 inscritos.

Outros dois projetos do SENAI gaúcho foram premiados: o Supino Automatizado, que ficou com o 2º lugar, e o Atomizador de Pós-Metálicos Laboratorial para Uso Didático (4º lugar), ambos do Centro Tecnológico SENAI de Mecânica de Precisão de São Leopoldo). Essa foi a terceira vez que projetos do SENAI-RS são reconhecidos no mês de setembro. No início do mês, dois trabalhos foram premiados no Inova SENAI, durante a Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte, e outros seis, na 8ª Fecitep, realizada em Porto Alegre.

OS PROJETOS - A bancada, composta por diversos elementos mecânicos como engrenagens, polias, cremalheiras, eixos, chavetas e elementos de fixação, tem como proposta aliar a prática à teoria. O projeto, desenvolvido pelos alunos Arielli Schneider de Souza, Eduardo Webber Steffen e Guilherme de Matos Castro do SENAI Cetemp, futuro Instituto SENAI de Inovação Soluções Integradas Metalmecânica, foi analisado em seis turmas do primeiro módulo do Curso Técnico em Mecânica, em que foi desenvolvido o conteúdo de sistemas de transmissão.

Em um primeiro momento, foi trabalhada a matéria somente na teoria, com posterior avaliação, que demonstrou um índice de aprendizagem médio de 30,45%. Em uma segunda etapa, foi realizada uma aula sobre o mesmo assunto, com a utilização da bancada didática, com índice de aprendizagem de 75,06%.

O Supino Automatizado, de autoria dos alunos Alexsander Eduardo Lourenço, Henrique Lopes Tremarin e Jacques Alan Pereira da Silva, foi desenvolvido para a segurança dos usuários de academias de ginástica e o Atomizador, das alunas Bianca Souza da Fonseca, Pauline Motta de Lima e Suélen da Silva Teles, foi feito para auxiliar no aprendizado do conteúdo de atomização, com índice de aprendizagem 36% maior do que sem o aparelho.

Relacionadas

Leia mais

Novo barco escola do SENAI forma primeira turma nos rios da Amazônia
SENAI é referência na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
SENAI promove acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência

Comentários