Produção cai e estoques da indústria estão acima do planejado

Pesquisa mostra que a utilização da capacidade instalada ficou em 72%. O índice de nível de estoque efetivo em relação ao planejado subiu para 52,2 pontos, o maior desde junho de 2012

O desempenho da indústria em agosto confirma a queda na produção, a redução do emprego, o aumento da ociosidade e dos estoques indesejados. O indicador de evolução da produção ficou em 48,2 pontos, e o de número de empregados aumentou para 46 pontos no mês passado, mas manteve-se abaixo dos 50 pontos. As informações são da Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira  (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam queda na produção e no emprego. 

A pesquisa mostra que a utilização da capacidade instalada ficou em 72%. O índice de nível de estoque efetivo em relação ao planejado subiu para 52,2 pontos, o maior desde junho de 2012. O indicador acima dos 50 pontos revela o aumento dos estoques indesejados. 

O economista da CNI Marcelo Azevedo comenta o desempenho da indústria em agosto e as perspectivas para o emprego na indústria. Ouça aqui

Conforme o levantamento, as empresas preveem a redução do quadro de pessoal nos próximos seis meses. O indicador de expectativa sobre o número de empregados caiu para 47,8 pontos em setembro, o valor mais baixo desde abril de 2009. "A expectativa de queda do número de empregados para os próximos seis meses é a mais intensa e disseminada pela indústria", diz a pesquisa. 

As perspectivas também são negativas para as exportações. O indicador de expectativa de quantidade exportada para os próximos seis meses foi de 48,7 pontos em setembro. Os indicadores de expectativa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam perspectivas de queda. 

A pesquisa foi feita entre 1º e 10 de setembro, com 2.240 indústrias brasileiras. Dessas, 857 são pequenas, 817 são médias e 556 são de grande porte. 

SAIBA MAIS - Acesse a página da publicação para fazer o download da pesquisa. 
 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Técnico em Panificação pode atuar em todas as áreas do setor
Mitsubishi Electric oferece treinamento gratuito sobre soluções de Economia de Energia na Indústria em Blumenau
Fim do acordo marítimo com Chile beneficia economia brasileira, diz CNI

Comentários