FIEC discute como evitar problemas trabalhistas no polo moveleiro de Marco

Objetivo é contribuir para que as indústrias do polo moveleiro de Marco possam enfrentar o atual cenário com mais segurança nas questões trabalhistas

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (Sindimóveis/CE) promoveram na última sexta-feira (5) o curso Como Evitar Problemas Trabalhistas, com o propósito de contribuir para que as indústrias do polo moveleiro de Marco, município distante 220 quilômetros de Fortaleza, possam enfrentar o atual cenário com mais segurança nas questões trabalhistas. O conteúdo programático foi ministrado pela mestra em Ciências Políticas, advogada trabalhista e consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maria Inez de Medeiros.

O curso foi realizado no auditório da Ruah Indústria, contando com a participação de 44 profissionais que representaram as indústrias Madressilva, Neves Ratan, Kairos, Aguiar Indústria, Santa Maria, Palace Estofados, Osterno Móveis, Camerino, Patriarca, Kirius e Ieshua.

Com duração de oito horas, o curso teve abordagem prática, descrevendo as situações que o empregador vivencia nas etapas do contrato de trabalho: admissão do empregado, vigência e rescisão do contrato de trabalho, bem como o impacto da legislação sobre a competitividade da indústria.

Conforme a facilitadora, o curso atingiu plenamente o objetivo proposto de instruir os participantes sobre o cumprimento da Legislação Trabalhista, assim como condutas e procedimentos mais acertados com vistas à não ocorrência de questões judiciais e extraordinárias. Outro objetivo alcançado, segundo ela, foi apresentar o instituto do associativismo como uma forma de ação coletiva producente e estimulante à competitividade industrial. Foi ainda mencionada a importância das representações empresariais das indústrias (sindicatos, federações e CNI), no sentido de validade e objetividade das demandas industriais.

Maria Inez é mestra pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e exerceu a carreira de auditora Fiscal do Trabalho, quando chegou a ocupar a função de delegada Regional do Trabalho de Pernambuco.

“O curso foi excelente. Aprendemos e trocamos ideias de muita importância para as empresas”, comenta Elves Alves, gerente administrativo da Palace Estofados.

Relacionadas

Leia mais

FIEC divulga ações de associativismo no Cariri
FIEC recebe embaixador da Suécia
Experiência da FIEC é apresentada na Federação do Mato Grosso

Comentários