SESI e Sebrae formam primeira turma do projeto Comida de Rua em Manaus

O grupo fez um curso de quase 40 horas em que aprendeu a melhorar a gestão do negócio e a diversificar a produção, atraindo mais consumidores

O projeto Comida de Rua acaba de capacitar a primeira turma de vendedores ambulantes, micro e pequenos empresários do segmento de alimentação em Manaus. O grupo fez um curso de quase 40 horas em que aprendeu a melhorar a gestão do negócio e a diversificar a produção, atraindo mais consumidores. O projeto foi lançado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

A ideia é qualificar e formalizar as atividades dos microempreendedores individuais dedicados ao comércio de alimentação fora de casa. São oferecidas oficinas na área de compra, venda e planejamento gerencial, mas principalmente de boas práticas alimentares e nutricionais. Os microempreendedores são aqueles que têm um faturamento anual de até 60 mil reais, com ou sem estabelecimento fixo. 

DE AMBULANTE A MICROEMPREENDEDORA - A mineira Rosa Maria dos Santos foi uma das participantes do curso. Rosa chegou há 5 anos em Manaus e depois de trabalhar na área de atendimento ao público, resolveu montar o próprio negócio. Desde 2012, ela comercializa café da manhã com pão de queijo, roscas e doces em uma feira. 

Com o processo de formalização da empresa, Rosa agora busca um financiamento para abrir a Casa da Quitanda. Para Rosa, o curso foi importante pelo aprendizado sobre a manipulação dos alimentos e a organização do dinheiro. 

NOVA TURMA - De acordo com a diretora técnica do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, o projeto Comida de Rua foi planejado com base em um mapeamento das necessidades dos pequenos empreendedores do segmento de alimentação. “Vamos passar conhecimentos sobre educação e segurança alimentar, sobre as boas práticas no preparo, manipulação, conservação e armazenamento dos alimentos, além da higiene do manipulador e dos alimentos”, disse. 

Em Manaus, o projeto vai começar mais uma turma em setembro. As inscrições estão abertas e o curso é gratuito. Para mais informações, basta procurar o departamento do SESI em seu estado ou o Sebrae. O Comida de Rua também já foi implantado em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Natal, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá. 

Relacionadas

Leia mais

SENAI apresenta edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento
Conhecimento tomará conta da Praça da Estação em Belo Horizonte
SESI e Sebrae oferecem curso para quem comercializa alimentos fora de casa

Comentários