Custo da energia elétrica é tema de curso na FIEB

Foram também fornecidas dicas para mostrar às empresas como escolher a melhor modalidade de contratação de serviços de energia

Entender como a composição da conta de energia elétrica pode ajudar as empresas a diminuir custos foi foco do curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, promovido pela FIEB, dia 06 de maio, no auditório da instituição, em Salvador. 

Na capacitação, oferecida em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, além da composiação da conta de energia elétrica, foram  apresentadas dicas para ajudar as empresas a selecionar a melhor modalidade de contratação de serviços de energia. “Ao analisar a conta de luz, os gestores podem identificar formas de economizar mais, optando pela modalidade adequada à realidade da empresa”, afirmou o engenheiro Fábio Sales, consultor da CNI responsável por ministrar o curso. 

Segundo ele, o alto custo da energia no Brasil é um dos motivos da baixa competitividade das empresas. “No setor de alumínio, por exemplo, a energia elétrica corresponde a 40% do custo total de produção", destacou Sales. “É preciso uma avaliação precisa para afastar gastos desnecessários”, concluiu. 

José Carlos Soares, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado da Bahia (SINPROCIM-BA) elogiou a inciativa do encontro. “Estas capacitações trazem conhecimento para as empresas e incentiva a competitividade. Por isso a participação e a disseminação das informações entre as associadas é importante”, ressaltou. 

O curso também apontou a relevância da participação dos  empresários nas entidades de representação da indústria, como Federação e sindicatos, para atuar em ações de defesa de interesses, como a redução do custo da energia. 

“Além de nos orientar a analisar a conta de energia para que possamos identificar possibilidades de otimização dos custos, o curso também nos alertou sobre como, agindo coletivamente, podemos defender tarifas mais competitivas”, afirmou o empresário Manoel Abreu, proprietário da Borda & Letras. 

Próximas capacitações - Ainda em maio serão realizados mais dois cursos com a temática "Como atender a fiscalização do trabalho?", já ocorridos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Caetité. Desta vez, as capacitações serão promovidas nos municípios de Ilhéus (dia 20) e Itabuna (dia 21). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3343-1479 ou e-mail [email protected].

Relacionadas

Leia mais

Boas práticas em gestão sindical são apresentadas na FIEB
FIEB e Sindvest promovem curso sobre regimes tributários

Comentários