Debate virtual da CNI discute os rumos da inovação no Brasil nesta terça (11)

"Quais caminhos a indústria brasileira precisa seguir para se firmar como referência em inovação?" é tema do debate virtual de 2014 promovido pela CNI, na próxima terça-feira (11)

Quais caminhos a indústria brasileira precisa seguir para se firmar como referência em inovação? Esse será o norte do primeiro debate virtual de 2014 promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na próxima terça-feira (11), a partir das 14h30, aqui pelo Portal da Indústria. A inovação é vital para se manter no mercado. É por meio de processos e produtos inovadores que a indústria fortalece a competitividade, ao agregar valor às diversas áreas de produção, criar mais e melhores empregos e aumentar a produtividade.

A proposta do hangout é debater sobre políticas públicas que possam alavancar a inovação no Brasil. Desta edição participam o membro do Conselho Administrativo do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski; o secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias; e o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.

Mediado pela jornalista Mariana Carneiro, repórter do jornal Folha de S. Paulo, o hangout terá uma hora de duração. Nos canais da CNI no Twitter , Facebook , Google+ ou YouTube os internautas também poderão participar enviando perguntas e comentários. Vale lembrar que é possível usar a hashtag #RumosdaIndústria nas redes sociais para contribuir com o debate.

#RumosdaIndústria

O hangout é uma ferramenta de videoconferência do Google que permite a participação de pessoas de diversos locais, transmitido ao vivo, via web. O projeto da CNI, batizado de Rumos da Indústria, foi lançado em 2013. Ao longo do ano, foram realizados cinco encontros virtuais sobre Educação Profissional, Terceirização, Congresso de Inovação, Infraestrutura e Comércio Exterior.

Em sua série de hangouts, a CNI trouxe nomes que são referência na indústria brasileira como Adriana Machado, vice-presidente de Assuntos e Políticas Públicas da General Eletric na América Latina; Jose Varela, CEO da 3M do Brasil; Aduato Duarte, diretor de Relações Industriais da Fiat Chrysler para América Latina.

Quem é quem:

Rafael Lucchesi – É diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e diretor superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI). Economista, Lucchesi já esteve à frente da diretoria de Operações da CNI. Também foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia entre 2003 e 2006.

Pedro Wongtschowski – Desde janeiro de 2013, é membro do Conselho de Administração do Grupo Ultra – empresa de onde foi o CEO entre janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Doutor em engenharia química pela USP, também é presidente do Conselho de Administração da Embrapii, vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e vice-presidente para a América Latina da Associação Petroquímica e Química (Apla).

Luiz Antonio Elias – É secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovaçao (MCTI). Pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), é coordenador-geral dos Comitês Gestores de Fundos Setoriais, instrumento importante para a definição do planejamento e da aplicação de recursos em ciência, tecnologia e inovação. Também é presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), presidente do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e membro do Conselho Deliberativo do CNPq.

Mariana Carneiro – É repórter do jornal Folha de S.Paulo. Especializada em macroeconomia e finanças, acompanha o dia a dia do setor industrial. Antes, trabalhou no Jornal Nacional, da TV Globo, no Jornal do Brasil e no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.  Mariana será a mediadora desta próxima edição do #RumosdaIndústria.

SERVIÇO
Evento: #RumosdaIndústria – Os caminhos possíveis da Inovação no Brasil
Data e horário: 11 de fevereiro, terça-feira, às 14h30
Participantes:  Pedro Wongtschowski, membro do Conselho Administrativo do Grupo Ultra; Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Políticas de longo prazo e instituições estáveis podem acelerar inovação no Brasil, diz estudo do MIT
Inovação no Brasil vai na contramão do mundo
IEL promove cultura de inovação no Brasil

Comentários