SESI E SENAI ampliam projeto e vão ensinar inglês a 2 mil alunos pelas redes sociais em 2014

Convênio foi assinado nesta terça-feira em Denver (22) pelo presidente Robson Braga de Andrade junto ao US-Brazil Connect

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, recebe homenagem do prefeito de Denver

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, assinou nessa terça-feira (12), em Denver, no Colorado, nos Estados Unidos, um acordo que amplia o Conexão Mundo. Com o novo convênio, o programa, resultado de uma parceria entre a CNI e o US-Brazil Connect, terá 2 mil vagas em um curso de inglês inovador para alunos de unidades do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de escolas públicas brasileiras.

“No mundo de hoje, saber apenas a própria língua não é mais suficiente. Aprender outros idiomas, especialmente o inglês, se tornou fundamental para a transferência de tecnologias e experiências internacionais”, afirmou o presidente Robson Braga de Andrade.

O Conexão Mundo foi criado em 2012. No primeiro ano, atendeu 200 estudantes de Salvador. Neste ano, o programa foi estendido para 800 participantes de sete estados. Na primeira etapa do curso, nas aulas e atividades a distância, os alunos brasileiros interagem pela internet com monitores americanos. Cada monitor é responsável por uma turma de 10 a 12 alunos.

PARCERIA BEM SUCEDIDA - No conforto de casa, eles praticam o idioma e ainda se divertem, em  aulas pelo Facebook, hangouts (bate-papos com webcam pelo Google). Depois dos dois primeiros meses, na segunda etapa, os monitores americanos vêm ao Brasil para dar aulas presenciais por um mês. Essas aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em junho e julho, no período de férias dos brasileiros, e envolvem dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. Em seguida, a terceira etapa segue com mais dois meses de aulas pela internet.

Os monitores americanos são estudantes de colégios profissionalizantes, congêneres do SENAI, nos Estados Unidos e são selecionados pela ONG US-Brazil Connect, parceira do SESI e do SENAI. Os alunos americanos são voluntários e estão numa faixa etária próxima dos alunos brasileiros. São jovens falando e trabalhando com jovens.

Finalmente, os 5% dos melhores alunos ganham 15 dias de imersão nos Estados Unidos. Os 47 alunos selecionados neste ano - três de  Macaé (RJ), cinco de Recife; 11 de Salvador; 10 de Belo Horizonte; oito de Porto Velho; cinco de Maceió e cinco de Joinville (SC) - partiram para a temporada de imersão no sábado (2) e voltam no dia 16. Na viagem, eles ficam em casas de família, conhecem escolas, universidades, museus, entre outros, tudo para praticar o que aprenderam.

BRAZIL DAY - Para o prefeito de Denver, Michael Hancock, o Conexão Mundo é o mais perfeito exemplo de ganha-ganha. Os brasileiros aprendem inglês e os estudantes americanos das Community Colleges têm oportunidades de participar de estágios ensinando sua língua pátria e desmistificar o Brasil.

“Os 47 alunos brasileiros em intercâmbio no Colorado agora são cidadãos globais e a vida deles será diferente. Os estudantes americanos, por sua vez, puderam conhecer melhor o Brasil”, afirmou Hancock para um seleto grupo de universitários, professores, empresários e parlamentares americanos, em comemoração ao Brazil Day, no Denver Museum Nature Science. A data foi estabelecida pelo governo do estado graças à troca de experiências positiva proporcionada pelo programa Conexão Mundo.

O US-Brazil Connect reúne quatro universidades públicas do Colorado, Flathead Valley College, Northwestern Michigan College, Jackson Community College e Red Rock Community College, que qualificam seus alunos americanos para ensinar inglês aos estudantes brasileiros e, assim participarem de um intercâmbio no Brasil.

VÍDEO - Assista à homenagem do governo do Colorado ao presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

APRENDER BRINCANDO - Se não fossem as redes sociais, a estudante Letícia Xavier, 17 anos, de Macaé (RJ), acredita que jamais estaria falando inglês com tanta fluência e desenvoltura. Há quatro anos, quando o pai ficou desempregado, Letícia precisou abandonar os estudos particulares de inglês e se limitou a ouvir músicas e tentar traduzi-las.

Em março deste ano, a aluna do 3º ano do SESI e de eletrônica do SENAI teve a oportunidade de estudar inglês pelo Conexão Mundo. Por cinco meses, ela conversou pelo Facebook e por hangout com a aluna de pedagogia da Universidade Pública de Jackson, no Mississippi, Kami Root, sua coach no programa, e outros americanos.  Suas primeiras palavras foram: "Eu não falo inglês". Do outro lado, ouviu: "E eu não falo português". Em julho, Kami desembarcou em Macaé, no Rio de Janeiro, para um mês de aula presencial com Letícia. Kami continuava sem falar português, mas Letícia já dominava o inglês básico.

O estudante Wesley Matheus de Andrade, de 15 anos, morador de Ibura, no Recife, praticamente não falava nada em inglês. “Aprendi muito mais do que em uma aula comum, numa sala de aula, e o inglês é fundamental para quem quer conseguir um bom emprego e construir uma carreira”, conta Wesley, que é estudante do 2º ano do ensino médio e faz o curso técnico de telecomunicações no SENAI.

47 estudantes brasileiros estão nos Estados Unidos pelo programa Conexão Mundo

QUALIFICAÇÃO - Com o programa, o sistema indústria proporciona experiências únicas de qualificação para os brasileiros. Esse tipo de iniciativa, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), ajuda o Brasil a construir uma rede de profissionais bem preparados para o mercado de trabalho tornando o país mais forte e competitivo.

Somente no ano passado, o SENAI investiu R$ 4 bilhões em educação profissional e tecnológica. A instituição é o principal parceiro do governo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e referência mundial em formação profissional e tecnológica com mais de 3 milhões de matriculas por ano. Em 2014, a meta é qualificar 4 milhões de estudantes. O SESI mantém 663 escolas de educação básica e de educação de jovens e adultos.

LEIA TAMBÉM:
13.11.2013 - Confira as fotos da assinatura de convênio que amplia o programa Conexão Mundo

4.10.2013 - SESI E SENAI levam 47 alunos para intercâmbio cultural nos Estados Unidos
26.09.2013 - Conexão Mundo ensina inglês pelas redes sociais e oferece viagem aos EUA

Relacionadas

Leia mais

Alunos de programa de inglês do SESI e SENAI viajam para intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro
Programa Conexão Mundo, do SESI e do SENAI, leva 100 alunos para intercâmbio nos Estados Unidos
SESI fecha parceria com universidade de Stanford, nos Estados Unidos

Comentários