Conheça os campeões do concurso de escolas do SESI e SENAI em SST

Ao todo, 97 projetos relacionados a Segurança e Saúde no Trabalho foram selecionados para a etapa nacional do concurso que premia escolas, professores e alunos

O diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira (ao centro), na premição de 2012

Mais de dois mil projetos de todo o Brasil participaram da quinta edição do Concurso de Escolas do SESI e SENAI em SST (Segurança e Saúde no Trabalho). Ao todo, 97 foram selecionados para participar da etapa nacional. Escolas, professores e alunos foram premiados em três categorias: desenho, música e contribuição técnica (projetos para melhorar a saúde e a segurança do trabalhador).

Um dos trabalhos premiados foi apresentado por estudantes do SENAI de Várzea Grande, em Mato Grosso. Na categoria Contribuição Técnica, três alunas mostraram o projeto de uma bota com sensor de segurança para limite de carga. Um dispositivo entre a palmilha e o solado emite um sinal vibratório quando o trabalhador pega uma carga muito pesada e que pode prejudicar a saúde. A bota pode ser programada pelo próprio usuário, de acordo com o peso e a altura.

Yasnaya Perin, de 17 anos, faz o curso técnico em Segurança do Trabalho no SENAI, e é uma das alunas envolvidas na criação da bota. Ela conta que a ideia surgiu por causa dos constantes acidentes com excesso de peso. Em entrevista ao Portal da Indústria, Yasnaya disse que a intenção é fazer o produto chegar ao mercado. Ouça clicando aqui.

As alunas do SENAI de Várzea Grande foram orientadas pelo professor Fábio Alves dos Santos. Ele disse que ficou surpreso com a proposta, a criatividade e a dedicação das meninas. “É algo muito importante em um curso técnico em Segurança do Trabalho. Nós já pesquisamos e não encontramos nada parecido no mercado. Surpreendeu até por ser viável e barato”, afirmou.

O gerente-executivo de Educação do SESI, Henrique Pinto dos Santos, ressalta que o concurso é uma motivação a mais para que o aluno possa entender o mundo do trabalho. “É preciso incentivar os estudantes a pensarem sobre segurança e saúde, antes mesmo de entrar no mercado. Até porque no nosso dia-dia essa preocupação com SST tem de ser constante”, concluiu.

SAIBA MAIS 
Veja quem são os vencedores.

Relacionadas

Leia mais

FIEMT leva a Sinop curso sobre SST na era do eSocial
FIEAC: PDA promove curso de SST na era eSocial

Comentários