BentoKim é a grande vencedora do GP SENAI de Inovação

Equipe obteve 66 pontos no placar geral, que considerou quantidade absoluta de ideias, organização, foco no mercado e maior aceitação por parte dos representantes da indústria

A escuderia BentoKIM – equipe vermelha – é a grande vencedora da primeira edição do Grand Prix SENAI de Inovação. O time somou 66 pontos no placar geral, que levou em conta a quantidade absoluta de ideias, organização, foco no mercado e maior aceitação por parte dos representantes do setor industrial – para quem os competidores apresentaram seus projetos. Os sete integrantes da equipe ganharam troféu e tablet. Todos eles viajarão para a Itália para conhecer a Escola Politécnica de Milão.

"Com certeza vamos ajudar a indústria. Nossa preocupação era buscar projetos que atendessem às empresas com aderência à tecnologia, olhando o mercado, a entrega do produto, ou seja, todo o ciclo produtivo", disse a líder da Bento Kim Ângela Santos, que é consultora do SENAI Pernambuco. "Aqui tivemos apenas ideias. A partir delas, vamos aprofundá-las e levá-las ao mercado", completou, em plena comemoração com os parceiros.

Ouça o momento em que a equipe vencedora foi anunciada e a comemoração clicando aqui.

O segundo lugar do pódio foi ocupado pela EquiPequi (equipe amarela) que teve 48 pontos. Os competidores também receberam troféu e notebook. Em terceiro lugar no desafio ficou a Blackeep (equipe preta), que somou 32 pontos. Cada um dos componentes levou troféu e smartphone.

A MELHOR IDEIA – Além do lugar mais alto no pódio, a BentoKim teve mais um motivo para comemorar. De acordo com a comissão julgadora, dentre as 289 ideias produzidas, a do grupo foi a melhor: uma pastilha de vaso sanitário que, além de perfumar o banheiro, tem uma substância que muda de cor para mostrar o grau de glicose no sangue. A invenção pode ser útil a diabéticos – que substituiriam o furo no dedo – e também como alerta a quem eventualmente possa ter a doença e não saber.

Todas as outras propostas produzidas durante o Grand Prix formarão um banco de ideias disponível gratuitamente, a partir de 2014, para empresas que queiram inovar.

SEGUNDA EDIÇÃO – De acordo com o gerente executivo da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI, Jefferson Gomes, a segunda edição do Grand Prix está garantida para o ano que vem. “Os resultados dessa primeira corrida de ideias superaram todas as nossas expectativas. O Grand Prix fortaleceu ainda mais a vocação do SENAI em servir de ponte entre a academia e a indústria. Queremos mostrar para a sociedade que somos um instrumento de inovação pela competitividade. Em 2014, teremos a segunda edição com novidades”, prometeu Jefferson.

O EVENTO - O Grand Prix SENAI de Inovação surgiu da iniciativa do SENAI, inspirado em um modelo sueco, para promover a inovação aberta. Ao longo de 72 horas corridas – das 14h desse domingo (24) às 14h desta quarta-feira (27) – seis equipes, com sete integrantes cada, ficaram em aquários de nove metros quadrados, em uma arena montada no WTC, em São Paulo. Os times multidisciplinares foram formados por competidores de todo o país, entre alunos e designers do SENAI, professores do Serviço Social da Indústria (SESI), alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e representantes de startups indicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cada equipe contou com a consultoria de professores da Escola Politécnica de Milão (Itália).

A missão era encontrar soluções inovadoras para três grandes desafios do mundo moderno: envelhecimento da população, desastres ambientais e megaeventos. Os projetos precisavam ser debatidos com o público em geral e com representantes das empresas parceiras do Grand Prix – Braskem, Petrobras, T-Systems, Natura, Wenovate, Frutos do Brasil e Induct.

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