Seminário discute Política de Resíduos Sólidos

Com a participação de empresários, lideranças sindicais, pesquisadores e representantes de ONG, evento discutiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrará em vigor em 2014

Cerca de 150 empresários, lideranças sindicais, pesquisadores e representantes de ONGs participaram, nesta terça-feira (10), do 3º Seminário de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE, realizado no SENAI Santo Amaro. O evento discutiu as propostas e os desafios econômicos e sociais para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrará em vigor em 2014, para o setor industrial.

O especialista em direito ambiental, Cristiano Carrilho, apresentou a PNRS e seus desdobramentos jurídicos no Estado e municípios. Ele destacou como soluções para o tratamento adequado dos resíduos, a implantação de consórcios municipais, a realização de parcerias público-privada e a articulação com cooperativas de catadores. Como exemplo dos bons resultados da inserção dos catadores na cadeia produtiva, o representante da Pró-Recife, cooperativa de resíduos da cidade, José Cardoso, informou que recentemente a Natura divulgou pesquisa, onde conseguiu reduzir em 80% a falsificação de produtos comercializados em Recife após firmar parceria com cooperativas locais.

Já o advogado da Diretoria Jurídica da CNI, Marcos Torres, tratou dos aspectos legais do acordos setoriais. Ele alertou para a importância da legitimidade dos acordos negociados por associações empresariais e o governo. "São passos importantes para implementar a Política, mas é preciso ter cuidado quanto à legitimidade, pois se os associados não tiverem amplo conhecimento dessas medidas e ela for invalidada, há o risco do governo baixar uma regulação sem negociar com o empresariado e acabar prejudicando todo mundo", adverte Torres.

O secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito, presente no evento enalteceu a iniciativa da Federação. "Essa é mais uma contribuição fundamental que a FIEPE dá para difundir a sustentabilidade ambiental não apenas entre os empresários, mas para a própria sociedade", avalia. O presidente do Conselho de Meio Ambiente da entidade, Anísio Coelho, afirmou que o sucesso do seminário reflete a importância do tema para o empresariado local. Por isso, Coelho convidou os participantes a integrarem um fórum permanente sobre o assunto e àqueles que já adotam práticas sustentáveis a se inscreverem até dia 20, no 3º Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE.

Confira as apresentações dos palestrantes do 3º Seminário de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE aqui.

Relacionadas

Leia mais

Saneamento básico e resíduos sólidos são discutidos em reunião do COEMA em Palmas
Federação debate sobre gestão de resíduos sólidos
Política Nacional de Resíduos Sólidos traz mudanças para indústrias

Comentários