Rodada de negócios facilita contratação de serviços entre unidades regionais do SENAI

Encontro realizado nesta quarta-feira (11) contou com participação de representantes da instituição de 22 estados

1ª Rodada de Negócios para Capacitação Docente reuniu representantes de 22 estados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está investindo para qualificar os professores e instrutores dos mais de três mil cursos que oferece em todo o país, sejam eles presenciais, semi-presenciais ou a distância. Com esse objetivo a instituição promoveu, nesta quarta-feira (11), a 1ª Rodada de Negócios do Programa SENAI para Capacitação Docente, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

O evento reuniu representantes dos departamentos do SENAI de 22 estados. Sete deles participaram como ofertantes de 47 cursos e oficinas de qualificação para docentes em áreas em que são referência nacional. Esses cursos seguem duas vertentes: tecnológica e pedagógica. A ideia é compartilhar conhecimento, ampliar a gama de cursos oferecidos pelas unidades e capacitar docentes com conhecimentos específicos.

“Ações como essa são um incentivo para que ocorra sistematicamente a troca de conhecimento entre os departamentos regionais do SENAI. O que um tem de melhor passa a oferecer para aquele estado que ainda não tem aquela situação bem desenvolvida. Isso beneficia tanto o aluno como o docente”, avalia o agente de relações com o mercado do SENAI do Rio Grande do Sul João Batista da Silva. Ele citou um exemplo ao Portal da Indústria. Ouça clicando aqui.

BENEFÍCIOS - De acordo com a gestora do Programa SENAI de Capacitação Docente, Sinara Celistre, o intercâmbio de conhecimento proporciona uma série de benefícios para as unidades. Isso porque, segundo ela, ao invés de contratarem outras empresas e cursos para capacitar seus profissionais, os departamentos estão trocando expertise com redução de custos, de burocracia e, ainda, com parceiros que “falam a mesma língua”. Ouça o que ela disse clicando aqui.

Ao fim do dia, 74 negócios foram fechados, ou seja, professores e instrutores do SENAI de determinadas cidades receberão treinamento oferecido por unidades de outros estados. O departamento de Santa Catarina, por exemplo, foi contratado para capacitar turmas com cursos de metalmecânica, na área pedagógica e de vestuário, em que atua com excelência no Brasil.

“A relação de troca em uma rodada de negócios como essa permite fazer com que nossas unidades elevem o nível de conhecimento baseando-se, principalmente, nas competências dos institutos de inovação e de tecnologia do SENAI, onde a excelência estará instalada e, aqui, está partilhada com todas as equipes do SENAI do país”, explica o diretor adjunto do SENAI em Joinville, Raphael Geremias.  “A formação e melhor qualificação dos docentes contribuem para o aprendizado dos nossos estudantes”, completa ele.

Relacionadas

Leia mais

SENAI vai reestruturar educação profissional da Costa do Marfim
Professores  do  SENAI  de 12 estados fazem capacitação na área de Energia Solar Fotovoltaica
Maioria dos brasileiros avalia SENAI e SESI como ótimos ou bons

Comentários