Presidente da Fiems recebe doação de área para Centro Integrado Sesi Senai em Maracaju

Sérgio Longen recebeu escritura do terreno das mãos do prefeito da cidade, Maurílio Ferreira Azambuja, nesta quarta-feira (18)

Durante visita ao município de Maracaju nesta quarta-feira (18/09), na Câmara de Vereadores da cidade, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja a escritura de doação de terreno de 21,5 mil m² para a construção do Centro Integrado Sesi Senai no município. Além disso, a cerimônia também serviu para a assinatura do convênio de encaminhamento de estagiários pelo IEL à Prefeitura.

Segundo Sérgio Longen, o Centro Integrado será edificado em área localizada na Avenida Senador Filinto Muller e terá investimento da ordem de R$ 6 milhões. Ele informou ainda que, no próximo mês de dezembro, deve ser assinada a ordem de serviço para o início das obras, que têm previsão de conclusão em 12 meses. "Entendemos que a cidade está em franca expansão e o Sistema Fiems vem dar suporte ao avanço de Maracaju, que vem se consolidando com um desenvolvimento acelerado, por isso nós trabalhamos para fazer o enfrentamento da mão de obra, e somente com a qualificação é que vamos melhorar os salários e a vida das pessoas", disse.

O espaço disponibilizará serviços nas áreas de educação básica articulada com a educação profissional, concentrando, em um único local, o mais completo espaço de formação da cidadania aliado à capacitação profissional. Além disso, o local oferecerá educação (Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos), esporte, saúde (geral e ocupacional), lazer e cultura disponibilizados pelo Sesi e aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, além da educação profissional técnica de nível médio, oferecidas pelo Senai.

Ao todo, a área construída terá 4.400 m², incluindo bloco administrativo, estacionamento, quadra poliesportiva, 11 salas de aula, biblioteca, cantina, oficina metalomecânica, 1 oficina multiuso, 1 oficina eletro-eletrônica, 1 laboratório de informática e 1 laboratório físico-químico.

Repercussão

Para o prefeito de Maracaju Maurílio Ferreira Azambuja, a assinatura do termo marca um momento importante para a cidade. Ele afirmou que o Sistema Fiems representa trabalho, crescimento e capacitação para a sociedade que passa a contar com um centro de formação profissional e que irá contribuir significativamente para a qualificação da mão de obra local. "O primeiro contato feito com a Fiems foi em outubro do ano passado e hoje podemos dizer que o sonho virou realidade", declarou.

Na avaliação do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edio Resende de Castro, o investimento que será realizado no município é uma ação que prestigia diretamente a sociedade, que terá respaldo para a formação dos jovens. "Esse é um momento especial de agradecimento, no qual Maracaju se insere como um centro de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e essa iniciativa é um anseio da população", afirmou. 

Para a psicóloga Ana Paula Cervi, 32 anos, a obra chega em boa hora para atender as necessidades do município, que oferece boas oportunidades de trabalho. "Maracaju é  grande pólo em termos de oferta de emprego, mas há a carência de mão de obra qualificada", falou. Já a diretora escolar, Marilene Coutinho Petini, 55 anos, acredita que a construção do Centro é de grande importância pela alta qualidade de ensino. "Os jovens de 15 a 18 anos já buscam uma formação para ingressar no primeiro emprego e ter melhores oportunidades", disse.

Relacionadas

Leia mais

Longen prevê para março conclusão de obras do CISS de Aparecida do Taboado
Longen garante apoio de Sesi e Senai à nova fábrica de celulose
Longen visita áreas para construção de Centro Integrado Sesi Senai em Nova Andradina

Comentários