Competitividade: Ação do PDA alerta para importância do associativismo

Atividade teve por objetivo proporcionar reflexão sobre participação e associação dos empresários em defesa de interesses comuns

“Todo mundo ganha sem precisar atacar o outro”, concluiu o empresário Jesiel Flausino, da área de metal-mecânica, ao final de uma dinâmica da ação “Diálogo sobre a Competitividade da Indústria”, realizada Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e apoio do Sistema FIEAC, na noite de quinta-feira, 12 de setembro. Logo no início, a facilitadora, Maria da Penha Oliveira, quis levar os participantes à reflexão ao entregar-lhes um balão cheio e um palito, lançando o seguinte desafio: “Ganha quem permanecer com o seu balão intacto”.

A maioria estourou o balão do colega ao lado, mas, no fim, entendeu-se que não era necessário ter lançado mão desse recurso para ser vencedor. “Será que a competitividade só funciona no modelo ‘perde-ganha’? Ou será que ela pode funcionar no modelo ‘ganha-ganha’?”, indagou a facilitadora. Segundo ela, é preciso ter foco no que é, realmente, o verdadeiro concorrente de uma empresa – os parceiros locais de atividade ou de outros estados ou países?

Com essa ação, o PDA teve por objetivo proporcionar a reflexão sobre a importância da participação e da associação dos empresários para defesa de interesses comuns, utilizando como fio condutor a discussão sobre a competitividade, a fim de destacar sua relevância para o desenvolvimento da indústria e do país. “Se nos juntarmos e trabalharmos em equipe, conseguiremos lutar pelas nossas reivindicações com mais força política”, enfatizou João Paulo de Assis Pereira, presidente do Sindmineral.

Relacionadas

Leia mais

FIEAC orienta empresas a prevenir problemas ambientais
Na Semana do Contador, FIEAC traz palestra sobre desafios do Bloco K

Comentários