Sindigraf e Abigraf apresentam plano de ações para empresários gráficos

No encontro também foi realizada a palestra "A Evolução da Gráfica em um Mercado de Transformação: Tendências, Desafios e Oportunidades", com o consultor de empresas Hamilton Terni Costa

O Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e a Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Estado) promoveram, na noite de ontem (19/08), na sede da entidade, encontro com os empresários do segmento para apresentar o plano de ações e realizar a palestra "A Evolução da Gráfica em um Mercado de Transformação: Tendências, Desafios e Oportunidades", com o consultor de empresas Hamilton Terni Costa. Durante o encontro, o presidente do Sindigraf/MS e Abigraf/MS, Julião Gaúna, destacou que o planejamento estratégico é um processo gerencial que seleciona programas de ação, levando em consideração as condições internas e externas à parte de empresa e sua evolução esperada.

Ele elencou como objetivos estratégicos a capacitação da equipe de colaboradores, a promoção intercâmbio e missões e a realização de um programa de treinamentos focados nas necessidades do segmento. "Nosso intenção é defender e representar os interesses do setor da indústria gráfica para aumentar a produtividade e competitividade das empresas. As ações programadas para este ano incluem consultorias de processo na impressão off set e de produção gráfica, além de cursos de photoshop, indesign e illustrator", detalhou.  

Julião Gaúna informou ainda que no próximo ano serão feitas consultorias de layout, eficiência energética, gerenciamento de resíduos, treinamento operacional, planejamento e controle de produção.  "Todas essas ações visam defender e representar os interesses do setor da indústria gráfica perante os diversos fóruns, disseminando o conhecimento na área de inovação e tecnologia", ressaltou.

Parceria

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que também participou do evento, buscar as melhorias necessárias para o desenvolvimento do setor requer a participação ativa dos empresários. "Com a união nós conseguimos garantir a evolução das indústrias e garantir conquistas como a prorrogação dos incentivos fiscais até 2028, que deve ser assinada por todos os segmentos da indústria até abril do próximo ano", lembrou.

O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, afirmou que o planejamento estratégico constrói uma entidade mais forte. "O esforço conjunto, não só dos sindicatos como também dos políticos e entidades de classe, fortalece todo o setor empresarial com a realização de ações que tornam nosso Estado mais pujante", falou. Já o deputado estadual Paulo Corrêa demonstrou apoio ao segmento e disse que o sucesso depende da união. "Temos que trabalhar incessantemente a favor do crescimento de Mato Grosso do Sul", disse.

Palestra

Ao tratar da evolução da gráfica em um mercado de transformação, o consultor de empresas Hamilton Terni Costa destacou que o mercado de transformação exige que as empresas tenham foco no negócio e não na impressão, estejam digitalmente integradas, tenham novas mídias como parte da oferta, processos produtivos flexíveis para diferentes demandas e produção customizada. "As pessoas não querem comprar impressão, elas querem comprar relevância, credibilidade e atenção", afirmou.

Ele explica que as gráficas podem se posicionar melhor para construir negócios mais diversificados e flexíveis de comunicação com as novas mídias. "Com a digitalização da produção com automação dos equipamentos, a mídia digital cresce no mundo todo e deve ser um alvo de investimentos para as empresas", concluiu.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS realiza curso sobre Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria
Longen apresenta Ação Fiems ao presidente da Câmara da Capital
Programa da CNI e do Sebrae, Procompi é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários